terça-feira, 23 de agosto de 2011

Juiz encerra processo contra Strauss-Kahn

A pedido do promotor distrital de Manhattan, Cyrus Vance Jr., o Tribunal de Justiça de Nova York acaba de encerrar o processo que derrubou o diretor-geral do Fundo Monetário Internacional Dominique Strauss-Kahn e reduziu suas chances de concorrer à Presidência da França em 2012.

O caso entrou em colapso por causa da falta de credibilidade de Nafissatou Diallo, a camareira de origem africana que o acusou de agressão sexual e tentativa de estupro. Em telefonema a um namorado preso por tráfico de drogas, ela falou em ganhar muito dinheiro porque Strauss-Kahn "é um homem rico".

Durante as investigações, a polícia nova-iorquina descobriu que ela mentiu várias vezes, inclusive quando pediu asilo aos Estados Unidos alegando ter sido violentada sexualmente na Guiné.

Strauss-Kahn foi preso em 14 de maio, dentro de um avião prestes a decolar do Aeroporto John Kennedy, em Nova York.

A divulgação de imagens do ex-diretor do FMI algemado, barbudo e desgrenhado causaram protestos na França por ignorar a presunção de inocência até a condenação. Mas assim que o caso entrou em colapso, outras mulheres denunciaram investidas sexuais de Strauss-Kahn, numa tentativa de sepultar definitivamente sua candidatura à Presidência da França.

Ao sair do tribunal, ele prometeu fazer uma declaração quando chegar a Paris.

Nenhum comentário: