domingo, 21 de agosto de 2011

Alemanha reafirma oposição a eurobônus

Numa decisão que agrada aos contribuintes da Alemanha mas capaz de manter a instabilidade do mercado financeiro, a primeira-ministra Angela Merkel e seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, reafirmaram sua oposição à emissão de títulos da dívida pública bancados em conjunto pelos 17 países que adotam o euro como moeda.

Em entrevista à televisão alemã ZDF, Merkel alegou que “os politicos não podem ir correndo fazer o que o mercado quer. Isso não vamos fazer. Vamos fazer política para o povo”.

Schäuble, por sua vez, defendeu uma solução para a crise das dívidas públicas “dentro dos tratados existentes” na União Europeia. Alegou que a crise não pode esperar pelo lento processo legislativo do bloco, que exige ratificação de acordos pelos parlamentos nacionais.

Não é o que os investidores querem ouvir, comenta o jornal The New York Times.

A emissão de bônus garantidos por toda a Zona do Euro ajudaria a acalmar o mercado, aumentando as garantias de cumprimento dos contratos pelos países em crise, como Grécia, Irlanda e Portugal, mas aumentaria o ônus para o contribuinte alemão, além de encarecer o custo para empresas e o próprio governo alemão se financiarem.

Nenhum comentário: