sexta-feira, 29 de julho de 2011

Zapatero antecipa eleições na Espanha

Sob pressão da crise das dívidas públicas, que deixa a Espanha em sua pior situação econômica desde a redemocratização do país, em 1977, o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero anunciou hoje a antecipação das eleições parlamentares previstas para março de 2012. Elas serão realizadas em 20 de novembro.

Rodríguez Zapatero, desgastado pela recessão e a crise da dívida, não será candidato à reeleição. O novo líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) é o ministro do Interior Alfredo Pérez Rubalcaba.

Tudo indica que o Partido Popular, de direita, retome o poder que perdeu ao mentir sobre os atentados terroristas de 11 de março de 2004 contra o sistema de transportes de Madri. Quase 200 pessoas foram mortas. 

O governo conservador espanhol de José María Aznar, que participava da invasão do Iraque ao lado dos Estados Unidos, tentou encobrir a participação de extremistas islâmicos, atribuindo o ataque ao grupo terrorista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade). A opinião pública percebeu e deu a vitória a Rodríguez Zapatero, que prometera retirar os soldados espanhóis do Iraque, apesar da situação econômica favorável na época.

Nenhum comentário: