sábado, 9 de julho de 2011

News of the World circula pela última vez

LONDRES - Sob investigação criminal por escuta telefônica clandestina, o jornal dominical mais vendido no Reino Unido, News of the World, circula neste domingo pela última vez.

Agora há pouco, quando a última edição saiu da gráfica, em Wapping, o editor-chefe agradeceu a seus funcionários. Alegou que o jornal fazia um jornalismo investigativo capaz de revelar o comportamento inadequado de políticos e celebridados.

Do lado de fora críticos da linha editorial conservadora festejam o fechamento e vaiavam a saída dos caminhões de uma edição histórica.

Depois de 168 anos, News of the World sucumbe ao jornalismo agressivo e manipulador característico dos tabloides da News Corporation, do empresário australiano naturalizado americano Rupert Murdoch.

Como ele quer assumir o controle acionário da Sky TV, a maior rede de televião paga do país, da qual já detém 40% das ações, está sendo acusado de fazer um jornalismo apelativo e de má qualidade. O inexpressivo líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, pediu a suspensão do negócio até a conclusão do processo judicial sobre os supostos crimes cometidos por jornalistas de Murdoch.

Nenhum comentário: