sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ex-assessor de Cameron é preso por escuta telefônica

 LONDRES - O ex-editor-chefe do jornal popular News of the World e ex-diretor de comunicações do primeiro-ministro David Cameron, Andy Coulson, foi preso hoje. É mais um capítulo do longo escândalo de escuta telefônica clandestina que levou ontem a empresa a anunciar o fim do jornal dominical mais vendido no Reino Unido.

Cameron foi obrigado a dar explicações e alegou que Coulson não sabia da intensa atividade ilegal de repórteres e apuradores do News of the World. Eles grampearam não apenas os telefones de celebridades, jogadores de futebol, mas do ex-primeiro-ministro Tony Blair e seu vice, John Prescott, parentes de suspeitos de crimes e de soldados mortos nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

O estilo de jornalismo agressivo do grupo News International, que invade a privacidade, paga por histórias e suborna policiais está em cheque, assim como as relações íntimas da direita conservadora com a imprensa conservadora.

Na vanguarda da luta contra os tabloides mais sujos está o ator Hugh Grant, vítima dos paparazzi e da imprensa sensacionalista quando era casado com a modelo e atriz Liz Hurley. Ele disse que não é isso que os ingleses entendem por democracia e liberdade de expressão. Está certo de que o fechamento do News of the World é apenas uma jogada de marketing para encobrir o caso.

Depois de nove horas de interrogatório, Coulson foi liberado sob fiança para responder ao processo em liberdade.

Nenhum comentário: