quarta-feira, 29 de junho de 2011

Obama lidera contra qualquer republicano

Apesar da crise econômica e do desemprego de 9,1% da população economicamente ativa nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama venceria hoje qualquer um de seus potenciais adversários do Partido Republicano na eleição presidencial de 2012, indica uma pesquisa do Instituto Marista para a companhia jornalística McClatchy Newspapers.

Só 36% dos 801 eleitores americanos ouvidos entre 15 e 23 de junho garantiram já ter definido sua opção por Obama na corrida à Casa Branca.

Cerca de 43% disseram já ter decidido votar contra o presidente, sendo 43% dos independentes, 10% dos democratas e 85% entre os republicanos.

Contra o atual favorito entre os republicanos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, Obama ganharia por 46%-42%.

Se o adversário fosse o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, o presidente levaria por 48%-41%. A nova queridinha do movimento radical de direita Festa do Chá, a deputada Michele Bachmann, perderia por 49%-37%.

A pior derrota seria da ex-governadora do Alasca Sarah Palin, candidata a vice na chapa de John McCain em 2008. Extremamente popular entre o eleitorado conservador, ela é considerada incapaz de governar pela maioria, o que daria uma ampla vitória a Obama por 56%-30%.

Nenhum comentário: