domingo, 19 de junho de 2011

George Will: "Líbia mostra que OTAN é uma ficção"

A intervenção militar ocidental na guerra civil da Líbia revelou que "a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é cada vez mais uma aliança militar fictícia", afirma o comentarista conservador americano George Will em sua coluna no jornal The Washington Post.

Will descreve a operação dos Estados Unidos, da França e do Reino Unido como “a mais longa e menos subreptícia tentativa de assassinato da história, que duraria dias e não semanas, e está no seu quarto mês”.

Ele lembra que um terço da Câmara – 87 deputados republicanos e 61 democratas – votou pelo fim do envolvimento militar dos EUA em 15 dias, se o presidente Barack Obama não pedir autorização ao Congresso, como exige a Lei de Poderes de Guerra.

Depois de 10 mil ataques aéreos, inclusive com helicópteros de combate, o jornalista está convencido de que o objetivo da OTAN é matar Kadafi.

Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, os EUA aumentaram seus gastos militares em 50%, enquanto os outros 27 países-membros da OTAN reduziram suas despesas em 15%.

Nenhum comentário: