quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fed vai parar de comprar títulos públicos

A Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, comunicou oficialmente hoje que encerra na próxima semana seu programa de compra de US$ 600 bilhões em títulos da dívida pública do país. Seu objetivo era aumentar a quantidade de dinheiro em circulação para estimular a economia americana.

Em nota oficial, o Fed declara que "a recuperação econômica continua em ritmo moderado, embora um pouco mais lento do que o comitê esperava", informa o jornal The New York Times.

O Comitê de Mercado Aberto, o comitê de política monetária do banco central americano, "espera que o ritmo da recuperação cresça nos próximos trimestres e que a taxa de desemprego retome seu declínio gradual".

Por unanimidade, o comitê decidiu manter a taxa básica de juros inalterada entre 0 e 0,25% “por um longo período”, política que adota há dois anos.

Sem alternativas para estimular a recuperação econômica, desde novembro do ano passado, o Fed compra US$ 75 bilhões por mês em títulos da dívida pública dos EUA para jogar mais dinheiro no mercado.

A operação, chamada de “alívio quantitativo” em economês, o jargão dos economistas e do mercado financeiro, provocou uma forte reação internacional.

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, chegou a falar numa “guerra cambial”, como se o objetivo do Fed fosse apenas desvalorizar a moeda americana para aumentar a competitividade das exportações do país. A recuperação americana continua fraca, mas as exportações bateram recorde.

Nenhum comentário: