domingo, 22 de maio de 2011

Sondas congeladas derrubaram voo AF447

O congelamento dos sensores que medem a velocidade do avião causou o acidente com o Airbus A330 da Air France que ia do Rio de Janeiro para Paris em 31 de maio de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo, confirmou o Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos da França, antecipou hoje a revista alemã Der Spiegel.

As sondas Pitot, fabricadas pela empresa francesa Thales, já tinham sido apontadas como responsáveis por aquele acidente e outros anteriores, como foi revelado nestes últimos dois anos.

Só agora minissubmarinos franceses conseguiram encontrar as caixas-pretas com o registro das operações de voo e das conversas da tripulação. A análise desses dados confirmaria a hipótese de congelamento das sondas medidoras da velocidade do avião quando o Airbus enfrentava uma tempestade na zona de convergência intertropical, na zona do Equador.

Sem informações sobre a velocidade da aeronave, o computador de bordo teria transferido o controle do voo para os pilotos, que não conseguiram dominar o aparelho.

Nenhum comentário: