sexta-feira, 27 de maio de 2011

Rússia também apoia saída de Kadafi

Durante a reunião do Grupo dos Oito (G-8) em Deauville, na França, a Rússia se associou aos países que consideram insustentável a continuação no poder do ditador da Líbia, coronel Muamar Kadafi.

"O coronel Kadafi perdeu legitimidade com suas ações", declarou o vice-ministro do Exterior russo, Serguei Riabkov. "Precisamos ajudá-lo a deixar o poder."

Sob um bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) intensificado nos últimos dias, o regime líbio propôs ontem um cessar-fogo com a manutenção de Kadafi no poder, rejeitado pela França e o Reino Unido. Esses dois países lideram a intervenção militar aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para proteger a população civil líbia.

O G-8 também discutiu a concessão de uma ajuda de US$ 40 bilhões para colaborar com a democratização dos países árabes onde revoltas populares derrubaram tiranos.

Um projeto de declaração final do encontro exige "a suspensão imediata do uso da força pelo regime de Kadafi" e defende "a busca de uma solução que reflita a vontade popular".

Nenhum comentário: