quinta-feira, 26 de maio de 2011

Preso general Ratko Mladic

Um dos criminosos de guerra mais procurados do mundo, o comandante militar sérvio durante a guerra civil na Bósnia Herzegovina (1992-95), general Ratko Mladic, foi preso hoje em Lazarevo, no Norte da Sérvia, anunciou hoje de manhã o presidente Boris Tadic, reporta o jornal The New York Times.

Mladic foi denunciado por uma série de crimes de guerra, especialmente do Massacre de Srebrenica, em julho de 1995, quando cerca de 8 mil homens, toda a população masculina da cidade, foi assassinada depois de se render.

Em breve declaração, o presidente da Sérvia afirmou que todos os suspeitos de crimes de guerra devem ser processados.

O general era o homem mais procurado pelas atrocidades cometidas durante as guerras que destruíram a Iugoslávia desde a prisão do líder político da chamada República Sérvia na Bósnia, Radovan Karadzic.

Preso em julho de 2008 depois de passar 12 anos foragido, Karadzic está numa cadeia em Scheveningen, na Holanda, onde responde por seus crimes perante o Tribunal Especial das Nações Unidas para Crimes de Guerra na Antiga Iugoslávia, em Haia.

Seu general vai seguir o mesmo caminho. O presidente Tadic acrescentou que os procedimentos para extradição já começaram.

A prisão dos criminosos de guerra é uma exigência da União Europeia para negociar a associação da Sérvia.

Nenhum comentário: