segunda-feira, 16 de maio de 2011

Keiko Fujimori amplia vantagem sobre Humala

A deputada Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de cadeia por corrupção e crimes contra os direitos humanos amplia sua vantagem na luta pela Presidência do Peru. Se a tendência apontada nas últimas pesquisas se confirmar, ela deve vencer o segundo turno, em 5 de junho.

Pela pesquisa do instituto Datum, excluídos os votos brancos e nulos, Keiko teria 53,4% das preferências contra 46,6% para o candidato nacionalista Ollanta Humala, que perdeu para o atual presidente, Alan García, em 2006, por ser visto como muito próximo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Agora, Humala adotou uma postura moderada. Procurou se associar à imagem do ex-presidente Lula, inclusive com a assessoria do Partido dos Trabalhadores. Mas virou alvo de uma intensa campanha de grupos direitistas que consideram Keiko menos ruim para seus negócios.

Outra pesquisa, do instituto CPI, dá 52,9% para Keiko e 47,1% para Humala, uma vantagem de 5,8 pontos percentuais, maior do que a margem de erro da pesquisa.

Nenhum comentário: