domingo, 22 de maio de 2011

Governistas cercam embaixada no Iêmen

Diante do colapso do acordo para que o presidente Ali Abdullah Saleh abandone o poder no Iêmen depois de 32 anos, partidários do ditador cercaram a embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Saná, onde embaixadores pressionavam Saleh a assinar o acordo firmado ontem pela oposição.

O embaixador americano e o mediador do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (CCG), a organização regional formada pelas monarquias petroleiras do Oriente Médio, foram resgatados de helicóptero. Os embaixadores do Reino Unido e da União Europeia decidiram ficar. Por causa da afronta, o CCG suspendeu sua mediação.

A proposta já foi rejeitada duas vezes na última hora pelo ditador. Prevê a formação de um governo de união nacional e a renúncia de Saleh em 30 dias, em troca de imunidade para ele e a família. Dentro de 60 dias, seriam realizadas eleições presidenciais.

Com a dura repressão na Arábia Saudita, o Iêmen se tornou a base da rede terrorista Al Caeda na Península Arábica. É hoje um dos países-chaves na luta dos Estados Unidos contra o terrorismo.

Há três meses, a população iemenita sai às ruas, na onda de revoluções liberais no mundo árabe para exigir a queda de Saleh.

Nenhum comentário: