domingo, 29 de maio de 2011

Abbas rejeita negociação com Israel

Diante das últimas declarações do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, declarou no sábado que "não há base" para negociar a paz com Israel.

A única alternativa, acrescentou, é pedir o reconhecimento de um estado nacional palestino independente às Nações Unidas. O líder palestino pretende fazer isso durante a reunião anual da Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York.

Em discurso no Congresso dos Estados Unidos, Netanyahu reafirmou uma série de posições consideradas inaceitáveis pelos palestinos, como a manutenção de colônias nos territórios ocupados, a anexação do setor árabe de Jerusalém, a negação do direito de retorno dos árabes expulsos para criação do Estado de Israel, em 1948, a desmilitarização da futura Palestina independente e a presença militar de Israel no Rio Jordão, ou seja, entre a Cisjordânia e a Jordânia.

"Pelas condições de Netanyahu, vemos que não há bases para negociar com Israel", afirmou Abbas. "Nossa opção é ir à ONU. A Europa, os EUA e vários outros países estão avisados."

Nenhum comentário: