terça-feira, 17 de maio de 2011

1,8 milhão de mulheres foram violadas no Congo

Nos últimos 15 anos de guerra, violência e anarquia, cerca de 2 milhões de mulheres foram violentadas sexualmente na República Democrática do Congo, conclui um novo estudo publicado hoje na revista acadêmica American Journal of Public Health, informa o jornal The New York Times.

São mais de 430 mil estupros por ano no país de 70 milhões de habitantes. Esses números são projeções de uma pesquisa feita com uma amostra de 3.436 mulheres escolhidas em todo o Congo.

Uma das principais conclusões da pesquisa é que o problema é muito mais amplo e disseminado do que se imaginava. A recomendação é que as políticas públicas comecem atacando a violência sexual dentro da própria família.

As Nações Unidas reconhecem que o Congo é o país onde o estupro é mais usado como arma de guerra. Depois da queda do ditador Joseph Mobutu, em 1997, o Congo caiu na chamada Primeira Guerra Mundial Africana. Calcula-se que mais de 5 milhões de pessoas tenham morrido na luta entre nove exércitos nacionais e centenas de grupos armados irregulares ou de fome e doenças causadas pela guerra.

Nenhum comentário: