sexta-feira, 22 de abril de 2011

Martelly quer recriar Exército do Haiti

O novo presidente do Haiti, o cantor pop Michel Martelly, apoiado pela elite conservadora do país, quer recriar o Exército, historicamente ligado a ditaduras, golpes de Estado e tráfico de drogas.

O Exército foi extinto em 1995 pelo primeiro presidente eleito democraticamente da História do Haiti. Jean-Bertrand Aristide venceu a eleição presidencial de 1990. tomou posse em fevereiro do ano seguinte e foi deposto sete meses depois pelo general Raoul Cédras.

Uma intervenção militar dos Estados Unidos, em 1994, levou à queda de Cédras e à reinstauração de Aristide, que decidiu acabar com o Exército.

Reeleito no ano 2000, Aristide governou de 7 de fevereiro de 2001 a 29 de fevereiro de 2004, quando deixou o cargo, sob pressão dos EUA e da França, a antiga potência colonial, em meio a uma revolta no Oeste do país em que estariam envolvidos elementos das antigas Forças Armadas.

Desde então, a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), liderada pelo Brasil, tenta manter a paz no país mais pobre da América. O novo presidente quer a saída da força da ONU. Sua missão ficaria a cargo do Exército.

Se isso será capaz de pacificar o Haiti, é extremamente duvidoso.

Nenhum comentário: