quarta-feira, 20 de abril de 2011

Corrupção é um dos maiores problemas dos BRICS

A corrupção é um dos maiores obstáculo ao desenvolvimento das grandes economias emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China, adverte uma reportagem publicada pela revista americana Fortune.

“Estamos pensando em sair do Brasil”, declara o diretor-administrativo de uma grande empresa dos Estados Unidos.

A companhia opera há anos no país. Está insatisfeita com uma série de decisões judiciais que considera ilógicas, inexplicáveis e extremamente dispendiosas.

Na reportagem, há citações do então presidente Lula chamando a Justiça brasileira de “caixa preta” e “intocável”.

O primeiro-ministro Wen Jiabao advertiu o Congresso Nacional do Povo que “a corrupção é a maior ameaça à China”. E o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, citou a corrupção como o maior obstáculo ao progresso da Rússia.

Na Índia, o Ministério das Telecomunicações desviou US$ 30 bilhões nos últimos anos. Na Rússia, um ativista colocou na Internet documentos que comprovariam uma fraude de US$ 5 bilhões num projeto estatal de um oleoduto transiberiano.

Outros países emergentes importantes, como Argentina, México, Nigéria e África do Sul, também enfrentam sérios problemas de corrupção e desvio de dinheiro público para benefício de agentes privados.

A corrupção é, ao lado da falta de liberdade e de empregos, uma das principais causas das revoluções democráticas que sacodem os países árabes no momento.

Nenhum comentário: