quarta-feira, 16 de março de 2011

EUA veem radiação "muito alta" em Fukushima

A radioatividade na central nuclear de Fukushima, duramente atingida pelo terremoto e o maremoto que arrasaram o Nordeste do Japão, é "extremamente alta", advertiu hoje a Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos, citada pelo jornal espanhol El País.

Quatro dos seis reatores da usina atômica têm problemas. Para o presidente da comissão reguladora americana, Gregory Jaczko, “a dose de radiação é tão alta que pode matar em pouco tempo”, o que dificulta o trabalho de contenção do acidente.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que os reatores 1, 2 e 3 apresentam danos. Mas seu diretor-geral Yukio Amano, que é japonês, negou que a situação esteja fora de controle, como afirmou ontem o comissário europeu de Energia, Günther Öttinger.

El País observa que o maior risco no momento parece vir do reator nº 4.

Com o calor e o desligamento dos sistemas de arrefecimento da usina atômica, a água da piscina de resfriamento das barras com combustível usado, que fica no reator nº 4, pode ter secado, o que aumenta o risco de contaminação.

As autoridades japonesas pretendem injetar água na piscina e no reator nº 3, onde o núcleo do reator se fundiu parcialmente e o nível d’água também baixou.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde declara não haver indícios de que a radiação emanada de Fukushima ameace outros países, os EUA orientaram todos os cidadãos americanos a manter uma distância de pelo menos 80km da central nuclear.

O número de técnicos que trabalham na usina para tentar evitar um acidente nuclear ainda pior subiu hoje para 180.

Nenhum comentário: