domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rebeldes da Líbia formam Exécito contra Kadafi

Os rebeldes da Líbia estão organizando um exército para tentar tomar Trípoli, onde partidários de Kadafi fazem suas manifestações. Um vídeo amador mostra rebeldes destruindo um cartaz de Kadafi. Em Beida, uma casa do ditador foi saqueda.

Um governo provisório de união nacional está sendo articulado em Bengázi, revelou o ex-ministro da Justiça. A meta é realizar eleições em três meses.

O governo autorizou jornalistas estrangeiros a irem a Záuia, mas eles viram manifestantes gritando slogans contra Kadafi.

Em Bengázi, a segunda maior cidade do país, onde os rebeldes estão organizando um governo provisório, as lojas permanecem fechadas. Voluntários distribuem comida.

Em Missurata, a terceira maior cidade líbia, centenas acompanharam funerais de manifestantes mortos.

O jornal The Washington Post atribui a reação moderada dos EUA à revolta líbia foi para evitar retaliações contra americanos que viviam no país.

Ontem à noite, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o congelamento de bens de seis membros da família Kadafi e a proibição de viajar ao exterior de 15 parentes dele e altos dirigentes do regime líbio, além de uma investigação sobre crimes de guerra a ser realizada pelo Tribunal Penal Internacional. O embaixador líbio na ONU disse que a votação fortalece moralmente a rebelião.

Depois dos presidentes dos EUA, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, o ministro do Exterior britânico, William Hague, diz que Kadafi deve sair já. O Reino Unido revogou a imunidade diplomática de Kadafi.

Um navio de guerra britânico voltou a Bengázi hoje para retirar gente da Líbia. Mais europeus chegam à Grécia.

A maior fuga é por terra, através da fronteira com a Tunísia, por onde já teriam escapado 38 mil pessoas.

Nenhum comentário: