quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oposição quer monarquia constitucional no Bahrein

O líder do principal partido da oposição xiita, xeque Ali Salman, exigiu hoje o estabelecimento de uma monarquia constitucional no reino do Bahrein, o menor de todos os países árabes, um pequeno arquipélago no Golfo Pérsico que é base da 5º Frota dos Estados Unidos.

Com 18 deputados, seu partido Wefak é o maior da oposição. Abandonou o parlamento depois da primeira das sete mortes nas manifestações de protesto da maioria xiita, que se considera discriminada pela família real sunita, especialmente na distribuição de empregos públicos num país rico em petróleo.

"Temos duas opções: um diálogo sério e um trabalho duro para fazer uma nova Constituição que leve à reconciliação nacional", declarou Salman. "A alternativa é o caos, o que ninguém quer para este país. Faremos tudo possível para que a primeira opção funcione".

Sua exigência básica é a criação de uma monarquia constitucional em que o rei ceda poderes ao parlamento: "A continuação do esquema anterior, em que a família Al-Khalifa controlava tudo é passado. A história mostra que levou aos atuais problemas".

Nenhum comentário: