sábado, 26 de fevereiro de 2011

Egito apresenta projeto de Constituição

A comissão de juristas nomeada pelas Forças Armadas para mudar a Constituição do Egito apresentou hoje um projeto que limita o exercício da presidência a dois mandatos de quatro anos cada e coloca as eleições sob o controle do Judiciário.

O presidente da comissão, Tarik al-Bichiri, revelou que o presidente só poderá ser reeleito uma vez. Os candidatos e seus pais terão de ser cidadãos egípcios sem outra nacionalidade, e só poderá ser casados com egípcios.

Depois de eleito, o presidente terá 60 semanas para indicar um vice-presidente, que terá de cumprir as mesmas exigências, já que será o substituto do presidente.

A reforma constitucional deve ser submetida a plebiscito. Os militares prometem realizar eleições legislativas e presidenciais até agosto.

Em pronunciamento à nação, a junta militar pediu desculpas pela repressão a manifestação que estavam na Praça da Libertação na madrugada de hoje. Ontem, houve mais uma grande manifestação do movimento pela democracia para manter os militares sob pressão.

Depois da meia-noite, quando entrou em vigor o toque de recolher, a polícia usou a força para retirar alguns jovens que ainda estavam na praça.

O porta-voz militar negou que tenha sido um ato contra a revolução. Disse que eram pessoas que desrespeitaram a lei. Algumas teriam armas e drogas.

Pelo menos 27 pessoas foram presas. Dois jovens detidos disseram ter sido maltratados e negaram ter violado a lei, a não ser a que impõe um estado de emergência há 30 anos e que os militares prometem revogar.

Nenhum comentário: