segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ditadores argentinos voltam ao banco dos réus

No Tribunal Federal de Buenos Aires, começou hoje o julgamento dos ex-ditadores argentinos Jorge Videla e Reynaldo Bignone pelo sequestro de 34 filhos de desaparecidos políticos.

Cerca de 500 crianças foram sequestradas pela ditadura militar argentina. As Avós da Praça de Maio conseguiram identificar e recuperar 102 já jovens.

Agora, pela primeira vez, o sequestro dos bebês nascidos nos porões da ditadura chega aos tribunais. Nos próximos meses, 370 testemunhas vão contar a história de 34 crianças desaparecidas depois do assassinato de seus pais.

"Conseguimos processar os repressores por sequestro, tortura, estupro, assassinato e roubo", comentou Rosa Roisinblit, vice-presidente das Avós da Praça de Maio. "Tínhamos essa dívida com as nossas crianças. Decidimos processá-los mais uma vez, pelo sequestro sistemático de crianças.

A deputada Victoria Donda era uma dessas crianças. Só em 2003 ela descobriu quem eram seus verdadeiros pais.

"É uma demonstração de que a justiça pode ser feita mesmo depois de muito tempo e que a verdade e  justiça são as únicas maneiras de curar uma sociedade", disse a deputada. "É um exemplo para outros países onde crianças foram sequestradas, como a Alemanha e a Espanha."

O general Videla foi condenado no governo Raúl Alfonsín (1983-89), a primeiro após a ditadura. Recebeu indulto do presidente Menem (1989-99). No governo Néstor Kirchner, o indulto foi anulado e os processos foram reabertos.

No ano passado, Videla foi condenado à prisão perpétua por 31 assassinatos. Ao todo, cerca de 30 mil foram mortas na guerra suja argentina.

Nenhum comentário: