domingo, 12 de dezembro de 2010

Kossovo faz primeira eleição pós-independência

antiga província sérvia do Kossovo realiza hoje as primeiras eleições parlamentares desde a independência do país, em 2008. É um passo importante rumo à integração na União Europeia.

Com o colapso da grande coligação que liderou a separação da Sérvia e a renúncia do presidente Fatmir Sejdiu, no mês passado, as eleições foram antecipadas.

Os kossavares estão elegendo um parlamento com 120 cadeiras. Dez são reservadas aos sérvios e outras dez a outras minorias.

Dos cerca de 120 mil sérvios que moram no Kossovo independente, a metade que vive misturada com a maioria de origem albanesa participou. Mas quase todos os que vivem no Norte do Kossovo, perto da Sérvia, um sinal de que a violenta guerra civil que dividiu o país no fim dos anos 90 ainda não foi superada.

Nenhum dos 29 partidos e coligações que disputaram a eleição deve obter maioria absoluta. O favorito é o Partido Democrático do Kossovo, liderado pelo primeiro-ministro Hashim Thaçi, com cerca de 30% das preferências.

Os maiores desafios do novo governo serão combater a corrupção, fortalecer o Estado de Direito e combater o desemprego, que atinge 48% da população em idade de trabalhar.

Os líderes da minoria sérvia defenderam um boicote, mas alguns votaram. Os líderes kossovares votaram em Pristina.

Nenhum comentário: