quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

China fecha empresas falsificadoras de vinho

Um novo escândalo atinge a indústria chinesa. Cinco fábricas foram fechadas e seis pessoas presas por falsificar vinhos, que eram feitos até mesmo com água, produtos químicos e aditivos.

Com o crescimento extraordinário do país e a prosperidade da classe média, o vinho é cada vez mais popular na China. Marcas chinesas como Great Wall e Dinasty estão nos supermercados e lojas especializadas ao lado de vinhos importados da França e de outros produtores tradicionais.

Especialistas como o sommelier francês Bruno Paumard foram contratados para avaliar a qualidade dos vinhos chineses. Ele comentou que a cópia é uma prática generalizada na industrialização chinesa.

Em todos os setores, quando se entra numa loja na China, é comum o vendedor perguntar se o comprador quer "original ou cópia?"

Como a imensa maioria dos chineses não entende de vinhos, os falsários descobriram que fazer vinhos fajutos pode render um bom dinheiro.

No distrito de Changli, na província de Hebei, a principal região vinícola da China, alguns vinhos só tinham 20% de suco de uva fermentado e outros, nem isso.

Enquanto os consumidores mais exigentes só compram em supermercados e lojas especializadas, a estudante Lin Yuchen observou que é responsabilidade do governo fiscalizar a qualidade dos produtos industriais de todos os setores.

Em 2009, a China se tornou o quinto maior mercado vinícola do mundo e o maior importador de vinhos Bordeaux de fora da União Europeia.

Nenhum comentário: