quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cai o ministro da Defesa da Coreia do Sul

ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Tae Young, pagou hoje o preço de uma reação fraca diante da barragem de artilharia da Coreia do Norte que matou quatro pessoas há dois dias. Sua queda indica uma intenção de endurecer a política de defesa.

As Forças Armadas da Coreia do Sul reforçaram sua presença em cinco ilhas do Mar Amarelo, onde aconteceu o ataque. Segue para lá o porta-aviões americano George Washington. A partir de domingo, vai participar de manobras militares conjuntas com os sul-coreanos.

Em Beijim, a China pediu contenção às duas Coreias e manifestou preocupação com as manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul marcadas para começar no domingo. Num sinal de protesto, o governo chinês suspendeu uma visita do ministro do Exterior a Seul alegando problemas de agenda.

Enquanto a Coreia do Norte ameaça atacar em caso de "novas provocações", o primeiro ferry boat chegou hoje à ilha de Yeonpyeong depois do ataque. Os corpos dos dois militares mortos foram levados para o porto de Hinche, perto de Seul, para as homenagens póstumas. Os últimos dois corpos, de civis, foram retiradas da ilha.

Nenhum comentário: