sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alemanha abre exposição para exorcizar Hitler

Em mais uma tentativa de afastar os fantasmas de sua história trágica, a Alemanha inaugurou hoje a maior exposição sobre a relação do país com o ditador nazista Adolf Hitler.

A mostra está no Museu Histórico Alemão, em Berlim, com o nome Hitler e os Alemães: o Povo e os Crimes. Inclui uniformes das tropas nazistas, vídeos com discursos inflamados do Führer, bandeiras, cruzes suásticas e as estrelas amarelas que os judeus eram obrigados a usar. Também há desenhos do campo de concentração de Theresienstadt, na Tcheco-Eslováquia.

O curador da exposição, o professor Hans-Ulrich Thamer, da Universidade de Münster, afirma que a mostra tem uma visão crítica sobre a relação dos alemães com o nazismo. A professora Simone Erpel, outra organizadora da mostra, disse que o público vai se deparar com os sorrisos da sociedade alemã em meio à barbárie.

Hitler é a figura dominante, mas o foco também está nos milhões de alemães que lhe deram poderes absolutos e executaram as ordens do nazismo com orgulho e satisfação.

Nenhum comentário: