segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Paris protesta contra pena de morte para Sakineh

Cerca de 400 pessoas protestaram hoje em Paris contra a condenação à morte por adultério, no Irã, da iraniana Sakineh Ashtiani, a quem o presidente Lula ofereceu asilo, negado pelo regime fundamentalista italiano.

Os manifestantes se reuniram na Praça da República, uma das mais importantes da capital da França. Nos cartazes, havia apelos para salvar Sakineh e outras mulheres condenadas.

Para a atriz e cantora Jane Birkin, esse é um caso de proporções bíblicas. Sakineh foi sentenciada à morte por apedrejamento com pedras pequenas para sofrer mais. Birkin está certa de que "a maioria dos muçulmanos rejeita esse horror".

Na semana passada, a Justiça do Irã suspendeu o apedrejamento, mas a pena de morte está mantida. Mas o filósofo francês Bernard-Henri Lévy, que também participou do protesto, "ela pode ser libertada, se a pressão internacional for mantida".

O adultério da mulher é o único crime punido com morte por apedrejamento, com base no direito islâmico, adotado depois da vitória da revolução islâmica, em 1979.

Nenhum comentário: