terça-feira, 31 de agosto de 2010

Obama anuncia fim da guerra no Iraque

Em discurso hoje à noite no Salão Oval da Casa Branca, o presidente Barack Obama deve declarar oficialmente encerrada a invasão do Iraque, mas não o trabalho dos militares dos Estados Unidos. Pelo menos 50 mil ficam treinando as forças de segurança iraquianas e combatendo o terrorismo.

O secretário da Defesa, Robert Gates, foi cauteloso. Não quis cantar vitória, como fez o presidente George W. Bush prematuramente em 1º de maio de 2003.

O primeiro-ministro Nuri al Maliki afirmou que agora o Iraque é “soberano e independente”. Em Bagdá, a população tem medo de ataques terroristas. Um morador declarou à agência Reuters que a ocupação só acaba com a retirada de todos os soldados dos EUA.

Como o Exército do Iraque ainda é fraco, em Kirkuk, um curdo manifestou o temor de que países vizinhos intervenham e que haja uma proliferação de grupos armados.

Mais de 4,4 mil soldados americanos e pelo menos 100 mil civis iraquianos foram mortos na guerra para derrubar o ditador Saddam Hussein. O custo da guerra é estimado em US$ 3 trilhões, mais de R$ 5 trilhões.

Nenhum comentário: