domingo, 15 de agosto de 2010

EUA advertem Turquia

O presidente Barack Obama advertiu hoje o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a mudar de posição em relação a Israel e Irã, se estiver realmente interessado em comprar armas dos Estados Unidos.

A Turquia é aliada dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas se afastou do Ocidente durante o atual governo, que é islamita moderado. O parlamento turco negou autorização para as tropas americanas cruzarem o país para invadir o Iraque, em 2003.

Maior aliada de Israel no mundo muçulmano, a Turquia mediava negociações de paz entre o governo israelense e a Síria, mas se revoltou com a ofensiva israelense contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) em dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

Erdogan saiu acintosamente de uma mesa redonda no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, de que também participava o presidente israelense, Shimon Peres.

Em 31 de maio de 2010, a Marinha de Israel atacou uma flotilha de navios organizada por uma organização não governamental turca para tentar furar o bloqueio israelense a Gaza, uma punição ao Hamas. Pelo menos nove turcos morreram na ação.


Hoje, em mensagem divulgada na Internet, o segundo homem na hierarquia da rede terrorista Al Caeda, o médico egípcio Ayman al Zawahiri, pede à Turquia que rompa relações com Israel.

Nenhum comentário: