quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tribunal da ONU reconhece independência do Kossovo

O Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas decidiu hoje que a declaração de independência do Kossovo em relação à Sérvia, em 2008, não violou o direito internacional. A decisão precisa ser ratificada pela Assembleia Geral da ONU.

Na Sérvia, o governo declarou que jamais vai reconhecer a independência do Kossovo, uma província cuja história está intimamente ligada à Sérvia.

A derrota do rei sérvio para o Império Otomano, em 28 de junho de 1389, é o mito fundador do nacionalismo sérvio. O país só recuperou a independência em 1830. Na mesma data, um extremista sérvio matou o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, em 1914, deflagrando a Primeira Guerra Mundial.

Em 1987, ao fazer uma declaração pública em defesa da minoria sérvia no Kossovo, o então líder comunista Slobodan Milosevic autorizou o renascimento dos nacionalismos que acabaram por destroçar a antiga Iugoslávia em guerras sangrantas nos anos 90.

Na última guerra, em 1999, a Sérvia se rendeu depois de 78 dias de bombardeio aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Desde então, o Kossovo se tornou uma espécie de protetorado da sociedade internacional. Em 2008, declarou a independência, não reconhecida por vários países europeus com movimentos separatistas, como Grécia e Irlanda, além da Sérvia e da Rússia,

Nenhum comentário: