sábado, 17 de julho de 2010

Fidel quer voltar?

 Depois de quatro anos fora do ar, o ex-presidente cubano Fidel Castro apareceu cinco vezes em público nos últimos nove dias, numa contra-ofensiva diante do anúncio da libertação de 52 presos políticos encarcerados por ele. Suscita especulações de que gostaria de voltar aos cargos que ocupava no governo.

Ontem, Fidel visitou o Aquário Nacional, em Havana, onde conversou com a veterinária Celia Guevara, filha de Ernesto Che Guevara, outro herói da Revolução Cubana.

Em seguida, foi ao Ministério do Exterior, onde se reuniu com diplomatas para defender sua tese mais recente, de que os Estados Unidos devem lançar um ataque nuclear contra a Coreia do Norte ou o Irã.

Diante do sumiço do presidente Raúl Castro desde que negociou a libertação dos presos com o arcebispo de Havana e o ministro do Exterior da Espanha, e do silêncio da mídia oficial do regime comunista de Cuba, já se pergunta quem vai fazer o discurso de 26 de julho, na festa para comemorar o assalto ao quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, em 1952, na primeira tentativa de Fidel para tomar o poder: Fidel ou Raúl?

Nenhum comentário: