segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vazamento revela segredos militares dos EUA

LONDRES - Apesar de receber US$ 1 bilhão dos Estados Unidos para lutar contra o terrorismo, o Paquistão deixa seu serviço secreto militar  apoiar a milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes das escolas corânicas, as madrassas), revelam mais de 90 mil documentos divulgados pela organização não governamental Wikileaks.

É o maior vazamento de informações secretas do Departamento da Defesa desde os Papéis do Pentágono durante a Guerra do Vietnã.

Agentes paquistaneses participaram de encontros estratégicos para organizar grupos de combate à intervenção militar dos Estados Unidos no Afeganistão, diz a reportagem do jornal The New York Times.

Os documentos contam uma nova história da Guerra no Afeganistão sob o ponto de vista dos militares americanos envolvidos no combate.

Desde 2007, a milícia dos Talebã conta com mísseis antiaéreos sofisticados que derrubaram um helicóptero americano Chinook.

Tanto o Irã quanto o Paquistão são acusados de treinar e armas milícias afegãs.

A maior ameaça no momento são as bombas de fabricação caseira deixadas ao longo do caminho por onde passam as tropas estrangeiras.

Nenhum comentário: