sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coreia lembra 60 anos do início da guerra

Em 25 de junho de 1950, a Coreia do Norte, aliada da União Soviética e liderada por Kim Il Sung, invadiu a Coreia do Sul, dando início à Guerra da Coreia, que durou três anos e matou cerca de 4 milhões de pessoas.

Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul com um mandato das Nações Unidas para reunificar a Península Coreana. A União Soviética não vetou. Estava boicotando a ONU por causa da não admissão da República Popular da China, fundada por Mao Tsé-tung pouco antes, em 1º de outubro de 1949.

As forças internacionais lideradas pelos EUA repeliram a invasão e lançaram uma contra-ofensiva. Em setembro, o 4º Exército da China, liderado por Lin Piao, cruza o Rio Yalu e entra na guerra.

Dentro da Guerra da Coreia, há um conflito entre China e EUA - e a China vence, empurra os americanos de volta para baixo do paralelo 38ºN e restabelece o status quo anterior à invasão norte-coreana de 60 anos atrás.

Nunca mais houve conflito armado entre China e EUA. É melhor que não haja agora que os dois países são as maiores potências.

Nenhum comentário: