quarta-feira, 26 de maio de 2010

Relatório é otimismo sobre progresso da África

A África deve retomar a rota do crescimento acima de 5% ao ano interrompida pela recessão mundial, mas ainda enfrenta sérios problemas de corrupção e má distribuição da riqueza, conclui um relatório divulgado ontem pelo Painel sobre o Progresso da África.

Ao apresentar o documento, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, nascido em Gana, afirmou: "A África é rica. O valor da terra, do petróleo, do gás e dos minérios do continente está aumentando. O comércio e os investimentos estão aumentando, especialmente com países do Sul.

"O continente tem um bilhão de habitantes, na maioria jovens. Muitos são bem-educados e ambiciosos. As classes média e empresarial crescem", acrescentou Annan.

Como continente mais pobre do mundo, a África precisa de parcerias para se beneficiar do esforço da China para consumir menos carvão e petróleo, da revolução verde da agricultura da Índia e dos programas sociais do Brasil, aconselhou o Painel sobre o Progresso da África.

Para o ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo é a falta de líderes decididos a combater a corrupção e distribuir a riqueza, o que ele próprio não fez nas duas vezes em que governou o país.

Nenhum comentário: