quarta-feira, 26 de maio de 2010

Itália corta gastos de 24 bilhões de euros

O Conselho de Ministros da Itália aprovou agora à noite uma série de cortes orçamentários para economizar 24 bilhões de euros nos próximos dois anos, cerca de R$ 56 bilhões, e evitar assim o contágio da crise das dívidas públicas dos países do euro, que começou na Grécia.

Para este ano, o déficit público italiano está estimado em 5,3% do produto interno bruto. Está fora das regras de convergência da união monetária econômica, que limitam o déficit em 3% do PIB. Mas está bem melhor do que os 12,7% da Grécia, 11% da Espanha, 11,5% do Reino Unido e 9,3% de Portugal.

Com os cortes anunciados, a Itália espera reduzir o déficit para 3,9% neste ano e 2,7% em 2010. O primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi não quis aumentar a carga de impostos.

Se as condições se deteriorarem pelo contágio da dívida grega em Portugal e na Espanha, o mercado teme que a Itália tenha dificuldades para financiar sua dívida.

No momento, os títulos da dívida pública da Itália pagam apenas 1 ponto percentual a mais de juros do que papéis de mesmo prazo da dívida da Alemanha. A Grécia precisa pagar cinco vezes mais.

Por isso, o Wall St. Journal estimou anteontem que a Grécia tem 75% de chance de declarar a moratória e renegociar a dívida. Portugal tem 50% de chance.

Nenhum comentário: