terça-feira, 25 de maio de 2010

Peres nega ter oferecido armas nucleares ao apartheid

O presidente de Israel, Shimon Peres, negou ontem ter tentado vender armas nucleares ao regime segregacionista do apartheid na África do Sul.

A revelação de que Israel negociou armas nucleares com a ditadura da minoria branca da África do Sul foi feita ontem pelo jornal inglês The Guardian, citando documentos secretos desclassificados há pouco pelo governo democrático sul-africano.

São os primeiros documentos oficiais de Israel que confirmam que o país possui armas nucleares.

Em um dos memorandos ultrassecretos, o então ministro da Defesa da África do Sul, Pieter Willem Botha, o Crocodilo, que depois seria presidente (1984-89), pediu para comprar armas nucleares em 1975.

O então ministro da Defesa e hoje presidente de Israel respondeu que poderia oferecer em "três tamanhos". Uma das cláusulas do acordo é que deveria ficar secreto para sempre.

Mas a ditadura dos brancos caiu em 1994, quando Nelson Mandela se tornou presidente, e agora o documento desclassificado foi parar nas mãos do pesquisador americano Sasha Polakow Suransky, que está escrevendo um livro sobre as relações entre Israel e a África do Sul.

Para o Guardian, a descoberta derruba o argumento de que Israel é uma potência nuclear responsável que só tem a bomba atômica para se defender.

Nenhum comentário: