terça-feira, 20 de abril de 2010

Reino Unido reabre todos os aeroportos

Às 22h desta noite em Londres, 18h em Brasília, os principais aeroportos do Reino Unido foram reabertos, inclusive Heathrow, o mais movimentado aeroporto internacional do mundo.

Os aeroportos de Paris, Frankfurt e Amsterdã operaram de forma limitada. Só a Irlanda e a Polônia mantinham os aeroportos fechados.

A maioria dos países  ainda mantêm restrições, mas a França promete normalizar em dois dias os voos intercontinentais, que voam a uma altitude de 10 mil metros, acima da núvel de cinza vulcânica.

Na Islândia, o vulcão Eiafiatla expele grandes colunas de fumaça escura, cheias de cinza. Mas, desde ontem, os especialistas observam que está emitindo mais lava incandescente e menos cinza.

Agora a coluna de fumaça sobe até 6 mil metros, uma altitude que leva a cinza a longas distâncias como os 10 mil metros dos primeiros dias.

Para o diretor de Meteorologia Aeronáutica da Organização Meteorológica Mundial, Herbert Pümpel, os dados do momento são positivos. Indicam que o espaço aéreo europeu pode estar livre da nuvem de cinza vulcânia no próximo fim de semana.

Os serviços de meteorologia do Reino Unido e da Islândia também acreditam numa melhora significativa, se a erupção vulcânica não se intensificar, o que é imprevisível.

Mais cedo, a Espanha se ofereceu como uma "plataforma continental" para receber cerca de 200 mil europeus perdidos pelo mundo em meio ao caos aéreo.

No porto de Santander, na Espanha, um navio de guerra britânico recolheu 500 soldados que voltavam do Afeganistão e 200 civis em situação vulnerável. Um navio de cruzeiro de luxo seguiu para Bilbao para levar outra turma.

Nenhum comentário: