domingo, 25 de abril de 2010

Goldman Sachs lucrou com crise mundial

 Uma investigação do Senado dos Estados Unidos revelou neste sábado ter encontrado mensagens de correio eletrônico comprovando que o banco de investimentos Goldman Sachs beneficiou-se do colapso do mercado imobiliário porque tinha apostado que isso aconteceria.

"Claro que não nos livramos da confusão com as hipotecas", admitiu o presidente do banco, Lloyd Blankfein. "Perdemos dinheiro. Mas depois, com short selling, ganhamos mais do que perdemos."

Short selling é uma operação em que o especulador toma ações por empréstimos e as vende, apostando na queda de preço para depois recomprar a ação por um preço menor, pagar a dívida e embolsar a diferença.

Esse tipo de operação chegou a ser suspenso no auge da crise porque os especuladores poderiam derrubar empresas saudáveis num momento de pânico, destruindo o capital da empresa com a venda em massa de suas ações.

Depois de ser acusado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA de enganar clientes ao não revelar o risco de obrigações colateralizadas de crédito lastreadas por hipotecas de segunda linha, o Goldman Sachs negou tudo e prometeu se defender.

Mas mais detalhes sórdidos da atuação daquele que era o maior banco de investimentos de Wall St. estão sendo descobertos, ameaçando o futuro de uma das marcas mais poderosas do centro financeiro de Nova York.

Nenhum comentário: