terça-feira, 20 de abril de 2010

Europa retoma voos de forma limitada

Os aeroportos de Paris, Frankfurt, Amsterdã e da Escócia operam hoje de forma bastante limitada, com poucos voos, enquanto o espaço aéreo da Inglaterra e do País de Gales permanece fechado. 

Mais de 95 mil voos foram cancelados desde quinta-feira. A nuvem de cinza vulcânica chegou ao Sul da Groenlândia e ao Nordeste do Canadá.

Uma avaliação realizada de madrugada pelo concluiu que ainda há risco até uma altitude de 6.100 metros. O Serviço de Meteorologia do Reino Unido informou que o vulcão Eifiatla, na Islândia, teve forte atividade durante a noite, lançando cinza a altitudes de 4 a 5 mil metros.

Os voos transatlânticos que saem do continente sobrevoam o Reino Unido a altitudes de 10 mil metros, consideradas seguras.

• O centro europeu de controle aéreo disse que metade dos 14 mil voos programados para hoje seria realizada. Ontem, foram 33%.

• Na Itália, Espanha e Turquia, o espaço aéreo está aberto. A Espanha se ofereceu como uma “plataforma continental” para receber 200 mil europeus que não conseguem voltar para a Europa. A Marinha Real britânica recolheu no porto de Santander, na Espanha, 500 soldados e 200 civis vulneráveis.

• O prejuízo das companhias aéreas passa de US$ 2 bilhões. A British Airways pediu ajuda à União Europeia, já que a legislação comunitária proíbe ajuda unilateral para empresas nacionais.

Nenhum comentário: