quinta-feira, 22 de abril de 2010

Europa quer normalizar voos hoje

A expectativa hoje na Europa era de que todos os voos programados fossem realizados pela primeira vez desde quarta-feira da semana passada, mas Finlândia, Noruega e Suécia impuseram restrições.


Nos últimos dias, a nuvem de cinza do vulcão Eyjafjalla diminuiu muito, como se vê no site do Observatório da Terra da NASA, a agência nacional de aeronáutica e espaço dos Estados Unidos.


Mesmo assim, os aeroportos dos países nórdicos foram fechados temporariamente hoje. 


Os grandes aeroportos europeus, Heathrow, Frankfurt e Charles de Gaulle, operam em sua capacidade máxima. Mas as companhias aéreas ainda lutam para reorganizar e transportar os passageiros prejudicados pela paralisação da aviação civil europeia nos últimos seis dias.


Depois de alguma relutância, a empresa que oferece voos baratos Ryanair concordou em indenizar os passageiros pelos prejuízos dos últimos dias. Inicialmente, a Ryanair alegou não ser responsável nem pela erupção vulcânica nem pelo fechamento do espaço aéreo europeu.


Um grupo de britânicos que ficou perdido na Espanha foi resgatado hoje por um navio de cruzeiro de luxo. Vai chegar ao porto de Southampton em grande estilo.

Nenhum comentário: