sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ajuda à Grécia deve sair no fim de semana

A Grécia prometeu cortar mais gastos e aumentar impostos para economizar mais 24 bilhões de euros, cerca de R$ 55 bilhões, nos próximos três anos e receber uma ajuda de 120 bilhões de euros, cerca de R$ 275 bilhões, para evitar um calote de suas dívidas. Um acordo deve ser anunciado neste fim de semana.

Os presidentes do Banco Central da Europa, Jean-Claude Trichet, e do Bundesbank (banco central alemão), Axel Weber, pediram pressa na aprovação da ajuda à Grécia para evitar o contágio da crise para as dívidas públicas de outros países.

Nesta semana, as agências de classficação de risco rebaixaram as notas de crédito de Grécia, Espanha e Portugal. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, minimizou a importância dessas agências, e a primeira-ministra Angela Merkel disse que o dinheiro só vai sair se o governo grego tomar as medidas necessárias para reduzir o déficit público para 3% do produto interno bruto, como exigem as regras da união monetária europeia.

As medidas de austeridade fiscal para equilibrar as contas incluem aumentos de impostos, congelamento dos salários no setor público e fim do 13º e do 14º que os servidores gregos têm direito hoje.

Os sindicatos reagiram. Houve protesto e pancadaria ontem no centro de Atenas. A polícia precisou de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes.

Com a expectativa de uma solução para a crise da Grécia, o euro e as bolsas de valores da Europa tiveram uma pequena alta.

Nenhum comentário: