quarta-feira, 24 de março de 2010

EUA e Rússia anunciam novo acordo nuclear

Os Estados Unidos e a Rússia estão prestes a fechar um acordo para reduzir os arsenais nucleares estratégicos dos dois países em um quarto. Um novo tratado de redução de armas estratégicas deve ser assinado no início de abril em Praga, na República Tcheca.

Este novo acordo vai substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start-1), assinando em 1991 pelos então presidentes dos EUA, George Herbert Walker Bush, e da União Soviética, Mikhail Gorbachev, cinco meses antes do fim da superpotência comunista.

É o primeiro passo na ofensiva diplomática do presidente Barack Obama para melhorar as relações com a Rússia, de quem precisa do apoio para  impedir que o Irã faça armas nucleares.

O máximo de ogivas nucleares estratégicas (aquelas que podem atingir diretamente o inimigo) será reduzido de 2,2 mil para 1,6 mil para cada país. O total de veículos para lançamento - mísseis e aviões bombardeiros estratégicos - cai pela metade, de 1,6 mil para 800 para cada país.

Ainda faltam detalhes finais, que devem ser acertados diretamente por Obama e Medvedev. Mas os negociadores russos e americanos estão convencidos de que o Start-2 será mesmo assinado em breve em Praga.

Nenhum comentário: