sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto de 8,8 graus mata 214 no Chile

Um violento terremoto, de 8,8 graus na escala aberta de Richter, abalou na madrugada de hoje, 27 de fevereiro de 2010, a região centro-sul do Chile. O epicentro foi no mar, perto da costa e da cidade de Concepción, a 325 quiômetros ao Sul de Santiago.

Mais de 200 pessoas morreram. A presidente Michelle Bachelet decretou estado de calamidade pública e advertiu que, "sem dúvida, com um terremoto desta magnitude, o número de mortos deve aumentar".  O aeroporto de Santiago deve permanecer fechado por 24 horas.

Houve alerta de tsuname do Chile e Peru até a Austrália e a ilha de Tonga, do outro lado do Oceano Pacífico. A cidade chilena de Talcahuano foi atingida por uma onda de 2,3 metros.

Veja as primeiras fotos publicadas pelo jornal francês Libération e pela revista americana Time.

Um sismólogo entrevistado pela televisão americana CNN observou que, no terremoto de 12 de janeiro no Haiti, de 7 graus, viviam 2,5 milhões de pessoas na área onde o choque foi mais violento.

A escala Richter é uma escala logarítmica que mede a amplitude da oscilação da costa terrestre. Cada um ponto a mais significa uma intensidade 10 vezes maior.

Essa diferença de 7 para 8,8 graus indica um terremoto 88 vezes mais forte. Mas o especialista esclarece que na área onde o choque foi mais violento no Chile, a população é pequena. A diferença de magnitude se deve mais ao fato que a área que se movimentou no Chile é muito maior do que a abalada no Haiti.

Informações sobre brasileiros residentes no Chile podem ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros do Ministério das Relações Exteriores, no telefone 61-8197 2284.

Com 8,8 graus, este é o sétimo terremoto mais forte registrado até hoje. O maior, de 9,5 graus, também aconteceu no Chile, em 22 de maio de 1960, matando 5,7 mil pessoas.

Cerca de 150 japoneses morreram por causa da tsuname do terremoto de Valdívia, como é conhecido o grande tremor de 1960

Nenhum comentário: