quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Síria e Irã reafirmam aliança

O presidente Mahmoud Ahmadinejad chegou hoje a Damasco e a Síria reafirma a aliança entre os dois países, ignorando os apelos dos Estados Unidos e da França para se aproximar do Ocidente e ajudar a isolar o regime fundamentalista iraniano, suspeito de desenvolver armas nucleares.

Ahmadinejad foi recebido pelo presidente sírio, Bachar Assad, um dia depois que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, fez um apelo direto à Síria para se afastar do Irã.

Mas o líder sírio acusou os EUA de colonialismo. Assad declarou que "as pressões que estão sendo aplicadas hoje sobre o Irã amanhã pode ser usadas contra outros países".

Em mais uma ameaça a Israel, o dirigente iraniano falou num "novo Oriente Médio sem sionistas". Ahmadinejad afirmou recentemente que, se Israel atacar outro país, deve ser exterminado.

O primeiro-ministro pró-ocidental do Líbano, Saad Hariri, tem acusado o governo direitista israelense de planejar uma nova ofensiva contra seu país.

Como estaria desenvolvendo armas nucleares, o Irã está sob a ameaça de um bombardeio aéreo dos EUA ou de Israel. Se isto acontecer, o Irã vai recorrer a todos os seus aliados para retaliar.

Também teriam participado da reunião em Damasco os líderes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), Khaled Mechal, e da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbola (Partido de Deus), xeque Hassan Nasrallah.

Nenhum comentário: