sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Interpol ordena prisão de sete agentes de Israel

A Interpol, a polícia internacional, ordenou ontem a prisão de 11 agentes suspeitos de assassinar no mês passado um comandante militar do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), Mahmoud Mabhouh, acusado de ser o oficial de ligação do partido com o governo do Irã.

O chefe de polícia de Dubai declarou estar 99% certo de que foram agentes de Israel.

Mabhouh foi morto no mês passado num hotel de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com a análise das imagens das câmaras de segurança, a polícia local identificou 11 suspeitos que entraram no país com passaportes europeus, do Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha.

Esses países convocaram os embaixadores israelenses, mas eles afirmaram não ter informações adicionais.

O ministro do Exterior britânico, David Miliband pediu a cooperação de Israel na investigação sobre como o comando que matou um comandante militar do Hamas obteve passaportes europeus. Aparentemente as identidades foram roubadas que pessoas que imigraram para Israel.

A operação tem todas as característas do trabalho do serviço secreto israelense, o Mossad.

Primeiro, os agentes procuram o hotel onde Madhouh costumava se hospedar. Lá, pegaram o endereço do hotel onde ele realmente ficaria.

No momento em que ele dá entrada no hotel, entram junto com o comandante palestino no elevador, além do carregador de malas, dois agentes disfarçados como jogadores de tênis. Eles teriam se instalado no apartamento em frente e cometido o crime.

Nenhum comentário: