segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Presidente fica fora do segundo turno na Ucrânia

O ex-primeiro-ministro pró-russo Viktor Yanukovich ficou em primeiro no primeiro turno da eleição presidencial na ex-república soviética da Ucrânia. Mas a primeira-ministra Yulia Timochenko deve ser uma formidável adversária no segundo turno, em 7 de fevereiro de 2010.

Yulia Timochenko conta com o apoio dos eleitores do presidente Viktor Yushenko. O líder da Revolução Laranja foi responsabilizado pela corrupção e pela falta de reformada. Ficou fora do segundo turno.

Com a apuração ainda no início, contados cerca de um quarto dos votos, Yanukovich lidera com 38% dos votos, seguido por Timochenko com 24%. O presidente teria recebido apenas 5% ou 6%.

Em 2004, os dois adversários no segundo turno estavam em lados opostos na Revolução Laranja, que terminou levando Yushenko ao poder depois de uma eleição fraudulenta em que Yanukovich tinha sido declarado vencedor.

Hoje, ambos defendem o fortalecimento das relações com a Rússia, esquecendo um compromisso fundamental da revolução liberal de 2004, a adesão à União Europeia.

Nenhum comentário: