sexta-feira, 31 de julho de 2009

Corazón Aquino morre aos 76 anos

A ex-presidente Corazón Aquino, que democratizou as Filipinas depois de 20 anos de ditadura de Ferdinand Marcos, morreu hoje aos 76 anos de uma parada cardíaca.

Corazón entrou para a política depois que seu marido, o líder da oposição, Benigno Aquino, foi morto no aeroporto de Manila, quando tentava voltar ao país, em 23 de agosto de 1983.

Ela chegou ao poder numa revolta popular, em fevereiro de 1986, depois de mais uma eleição fraudada por Marcos, e governou o país durante seis anos, resistindo a várias tentativas de golpe militar.

Venezuela propõe lei de censura

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, do espanhol) protestou hoje contra um projeto de lei do governo Hugo Chávez para censurar os meios de comunicação.

O projeto foi encaminhado ontem à Assembleia Nacional pela procuradora-geral, Luisa Ortega, sob o argumento de que "é necessário que o Estado regule a liberdade de expressão" para punir com até quatro anos de prisão "delitos midiáticos" como a divulgação de informações "falsas" ou "manipuladas".

A Associação Nacional de Jornalistas e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Imprensa denunciaram a lei de censura de Chávez como uma tentativa de criar uma "polícia do pensamento".

Eurozona tem deflação e desemprego de 9,4%

O índice de preços no varejo na média dos 16 países que usam o euro como moeda registrou deflação de 0,6% ao ano em julho.

Já o desemprego na Eurozona chegou a 9,4% da população ativa e passou de 18% na Espanha. Em toda a União Europeia, a taxa é de 8,9%, com 21,5 milhões de desempregados.

Houve um aumento na queda dos preços. Em maio, a deflação foi de 0,1% ao ano.

Desemprego no Japão sobe para 5,4%

Mais 800 mil japoneses perderam o emprego em junho, elevando a taxa de desemprego para 5,4%, a maior em seis ano.

Cerca de 3,48 milhões de pessoas estão sem trabalho no país.

EUA cai em ritmo de 1% ao ano

A economia dos Estados Unidos surpreendeu os analistas. No segundo trimestre do ano, o ritmo do declínio caiu para 1%. Mas o resultado do primeiro trimestre e o produto interno bruto do ano passado foram revisados para menos.

Nos primeiros três meses do ano, a contração teve um ritmo de 6,4% e não de 5,5%, como na estimativa anterior.

Em 2008, o recuo foi de 1,9% e não de 0,8%, como tinha sido calculado anteriormente.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Produção industrial do Japão cresce

A produção industrial do Japão subiu 2,4% em junho e 8,3% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Foi o quarto mês seguido de alta.

Segunda maior economia do mundo, o Japão foi o país rico que mais sofreu com a crise econômica-financeira mundial. As exportações chegaram a cair pela metade, afetando seriamente a produção industrial.

Agora, há sinais de reativação das linhas de montagem nas indústrias química, metalúrgica e eletroeletrônica.

Polícia e oposição voltam a se enfrentar no Irã

O principal candidato da oposição na eleição de 12 de junho passado, o ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mussavi, convocou uma homenagem aos mortos nos protestos contra a reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Eles se concentraram num cemitério da capital para marcar os 40 dias da morte da estudante Neda Soltan, que se tornou a principal mártir da rebelião.

Logo, começaram a chegar policiais de motocicleta. Os agentes do regime fundamentalista iraniano atacaram os manifestantes e prenderam vários oposicionista. Mussavi foi impedido pela polícia de chegar ao local.

Foi o primeiro confronto violento em Teerã em três semanas. Acuados, os manifestantes protestaram dentro de trens e tocaram fogo em latas de lixo.

Grávidas correm maior risco com gripe suína

As mulheres grávidas correm risco muito maior de complicações ou morte, se pegarem a gripe suína ou gripe A, e devem receber tratamento prioritário com medicamentos antivirais, concluiu uma pesquisa divulgada ontem pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Iraque ataca base de guerrilheiros iranianos

Pelo segundo dia seguido, as forças de segurança do Iraque atacaram um campo de refugiados iranianos que seria uma base dos Mujahedin do Povo, braço armado do Partido Comunista e principal grupo rebelde do Irã. Ao menos sete exilados iranianos e dois policiais iraquianos foram mortos.

O conflito recomeçou hoje, depois que soldados do Iraque cercaram o campo de Ashraf, na província de Diala, ao norte de Bagdá, com veículos blindados.

Na versão dos refugiados, a polícia iraquiana invadiu o acampamento ontem, matou oito pessoas e deixou outras 500 feridas. Hoje, os policiais usaram jatos d'água para tentar conter os protestos.

Em Bagdá, o governo do Iraque declarou não ter obrigação legal de acolher os refugiados, mas prometeu não expulsar os exilados, se os comunistas abandonarem o campo.

Durante a Guerra Irã-Iraque, nos anos 80, o então ditador iraquiano, Saddam Hussein, ofereceu asilo à oposição iraniana, em mais uma tentativa de minar o regime fundamentalista dos aiatolás.

A operação indica que o novo regime iraquiano, de maioria xiita, está muito mais próximo do Irã.

FARC negam ter ajudado eleição de Correa

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) negam ter dado dinheiro para a campanha eleitoral do presidente do Equador, Rafael Correa, em 2006.

Em mensagem divulgada via Internet, o maior grupo guerrilheiro colombiano acusa o governo Álvaro Uribe de manipular uma gravação de vídeo em que o comandante militar das FARC, Mono Jojoy, admitiria a ajuda financeira a Correa. A Colômbia apresentou a gravação como provas das ligações do governo equatoriano com as FARC.

As relações entre os dois países estão rompidas desde 1 de março do ano passado, quando um ataque aéreo colombiano matou o subcomandante das FARC, Raúl Reyes, em território equatoriano. Pioraram ainda mais quando o governo Uribe ofereceu três bases militares aos Estados Unidos para compensar a decisão de Correa de fechar a base americana de Manta, no Equador.

Há dois dias, a Colômbia acusou a Venezuela de armar as FARC. O presidente Hugo Chávez reagiu congelando as relações bilaterais e chamando de volta o embaixador venezuelano em Bogotá.

Fed vê sinais de estabilidade

O novo Livro Bege da Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, uma análise periódica da situação econômica do país publicada oito vezes por ano, "mostra sinais de estabilidade".

A atividade econômica continua fraca, mas o ritmo de queda diminuiu na maioria dos 12 distritos do Fed e quatro mostraram sinais de estabilização. As vendas no varejo continuam ruins em todo o país. Houve uma melhora na produção industrial, mas a recuperação deve ser modesta e desigual.

No setor habitacional, onde a crise começou, a situação ainda é ruim. O mercado de imóveis comerciais piorou e o mercado de trabalho continua muito mal.

O presidente Barack Obama defendeu as políticas anticrise, alegando que "a economia estava em queda livre e o sistema financeiro à beira do colapso". Ele destacou que o ritmo de demissões caiu pela metade e os preços das casas subiram depois de três anos.

terça-feira, 28 de julho de 2009

China aguarda recuperação dos EUA

No segundo dia do diálogo econômico estratégico entre Estados Unidos e China, as duas economias mais importantes do mundo, o presidente do banco central chinês afirmou que o país espera a recuperação americana para suspender seu programa de estímulo ao crescimento.

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, admitiu que é necesssário reformas as instituições econômicas internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial para dar mais peso à participação dos países emergentes.

Já o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, vê sinais de estabilização na economia da China e no mercado financeiro dos EUA.

A China e os EUA prometeram retomar as negociações de liberalização comercial da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas essa promessa já foi repetida várias vezes, sem sair das boas intenções.

Preços das casas sobem nos EUA

Depois de quase três anos sem uma alta mensal, o preço médio das casas em 20 regiões metropolitanas dos Estados Unidos subiu 0,45% em maio. Nos 12 meses até maio, ainda registra uma queda de 17,06 por cento.

Com o aumento do desemprego, a confiança do consumidor americano caiu pelo segundo mês seguido.

No setor corporativo, as empresas continuam divulgando resultados ruins. A British Petroleum perdeu metade do lucro no segundo trimestre, na comparação com o primeiro.

A EADS, fabricante dos aviões Airbus, ganhou 23% menos no primeiro semestre. E o Bank of America deve fechar 10% das agências.

Bebê nasce com gripe suína na Tailândia

A Tailândia anunciou hoje que um bebê nasceu contaminado pelo vírus H1N1, causador da gripe suína ou gripe A. É o quarto caso de transmissão dentro do útero. Os outros três foram registrados nos Estados Unidos.

Na Argentina, o país sul-americano mais afetado pela doença, 10% dos operários industriais estão faltando ao trabalho por causa da doença.

A China começou a testar uma vacina em seres humanos. Cerca de 1,6 mil voluntários de três a 60 anos de idade tomaram a primeira dose. Daqui a três semanas, devem receber a segunda dose.

Os chineses estão experimentando três tipos de vacina para avaliar as reações dos pacientes e definir a quantidade ideal necessária para a produção de anticorpos que neutralizem o vírus. Cada dose custa pouco mais de R$ 8, a metade do preço das vacinas produzidas em países ricos.

Para o gerente geral da Sinovac, a empresa encarregada da produção de vacinas, a maior preocupação é garantir segurança e eficiência.

A China encomendou 5 milhões de doses. A gripe suína ou gripe A já atinge 160 países e matou mais de mil pessoas.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Colômbia acusa Venezuela de armar as FARC

O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, denunciou hoje a Venezuela por armar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Mísseis antitanque e lançadores de foguetes feitos na Suécia apreendidos há um ano com a guerrilha colombiana foram vendidos ao governo venezuelano, revelou hoje o vice-presidente, citando informações do fabricante.

Em entrevista à Rádio Caracol, de Bogotá, o ministro do Comércio da Suécia, Jens Ericsson, confirmou estar investigando o caso junto com as autoridades colombianas.

"Uma pequena quantidade de armas produzidas na Suécia foi encontrada em um acampamento das FARC. Pedimos explicações ao governo da Venezuela para que nos diga como este equipamiento foi encontrado na Colômbia", afirmou Ericsson.

A acusação vem num momento difícil das relações bilaterais. A Colômbia autorizou os Estados Unidos a ter até três bases militares no país, neutralizando a decisão do presidente Rafael Correa, aliado do caudilho venezuelano Hugo Chávez, de fechar a base americana de Manta, no Equador.

Para o ministro do Interior e da Justiça da Venezuela, Tareck El Aissami, a denúncia não passa de um "espetáculo midiático".

Nos últimos dias, o Exército da Colômbia intensificou as operações no Sul do país atrás de Mono Jojoy, que seria o atual supremo comandante militar

EUA dão ao Irã prazo até setembro

Durante visita a Israel, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, declarou que o regime fundamentalista do Irã tem até setembro para responder à proposta de diálogo feita pelo governo Barack Obama.

Gates reafirmou o compromisso americano com a segurança de Israel, na esperança de dissuadir a linha dura, que defende uma ação militar contra o programa nuclear do Irã, que está desenvolvendo armas nucleares. Ele também esteve com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, pressionando-o a não realizar novas construções na Cisjordânia ocupada.

Na semana passada, Netanyahu disse que não aceitaria ordens dos EUA para impedir novas construções israelenses no setor oriental (árabe) de Jerusalém.

Ao lado do chefe do Pentágono, durante uma entrevista coletiva, o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, repetiu que "todas as opções estão na mesa". Isto inclui o uso da força.

Em um endurecimento do tom, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu que a busca de armas nucleares pelo Irã é fútil.

Ahmadinejad pode sofrer voto de desconfiança

Depois de demitir dois ministros, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pode ser submetido a um voto de desconfiança do Parlamento.

Em Jerusalém, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak (1050), repetiu que “todas as opções estão na mesa” em relação ao Irã, inclusive o uso da força. A Guarda Revolucionária ameaçou ontem atacar instalações nucleares de Israel, se as iranianas forem atacadas.

Em um endurecimento do tom, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, declarou que a busca de armas nucleares pelo Irã é fútil. As sanções internacionais atingem a aviação civil iraniana, aumentando o descontentamento popular por causa de uma série de acidentes aéreos..

Venda de casas novas cresce nos EUA

A venda de casas novas nos Estados Unidos teve em junho o maior aumento em oito anos. Subiu 11% em relação a maio, no terceiro mês seguido de alta, projetando vendas anuais de 384 mil casas, o maior número desde novembro de 2008. Na comparação com o ano passado, houve uma queda de 21%.

O preço médio continua caindo. Estava em junho em US$ 206 mil.

Como a crise econômica e financeira internacional começou no setor de crédito hipotecário nos EUA, os economistas observam o setor atentamente em busca de sinais de recuperação. Eles acreditam que finalmente o mercado está saindo do fundo do poço.

domingo, 26 de julho de 2009

Roubini defende permanência de Bernanke no Fed

A intervenção decisiva da Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, evitou uma nova Grande Depressão, e por isso seu presidente, Bern Bernanke, deve ser mantido no cargo, argumenta o economista turco-americano Nouriel Roubini, um dos poucos a prever a crise econômico-financeira mundial.

Bernanke seria a pessoa indicada para presidir à retirada do Fed depois de sua maior intervenção no mercado desde sua criação, em 1913.

Forças Armadas de Honduras apóiam conciliação

Quatro semanas depois do golpe que depôs o presidente José Manuel Zelaya, as Forças Armadas de Honduras deram seu apoio neste domingo à proposta conciliatória feita pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias, mediador indicado pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

A proposta inclui a volta de Zelaya à presidência para concluir seu mandato, que termina em 27 de janeiro de 2010, com um governo de união nacional e anistia política. Mas o presidente interino, Roberto Micheletti, se nega a devolver o cargo.

Hoje, o presidente deposto criticou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que considerou contraproducentes as tentativas simbólicas de Zelaya de voltar ao país através da fronteira da Nicarágua.

O presidente Arias declarou que este tipo de acidente não contribui para uma solução, e o novo ministro das Relações Exteriores hondurenho, Carlos López, disse que Zelaya tem de dedidir se vai voltar ao diálogo ou ficar na fronteira nicaraguense.

Guarda Revolucionária ameaça retaliar Israel

Se Israel bombardear o Irã, vai sofrer um contra-ataque em suas instalações nucleares, ameaçou o comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, general Mohammed Ali Jaafari.

"Nossos mísseis tem capacidade de atingir o regime sionista", advertiu o comandante da tropa de elite, que é cada vez mais influente no regime fundamentalista iraniano. Ele atribuiu as pressões contra o programa nuclear do Irã a uma "guerra psicológica do Ocidente contra o Irã".

Hoje houve uma mobilização internacional para protestar contra as mortes e prisões durante as manifestações contra a reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em 12 de junho de 2009.

"Nunca tivemos ilusões sobre as intenções hostis do regime teocrático radical do Irã", reagiu Mark Regev, porta-voz do governo israelense.

No mês passado, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alertou para o risco de um Irã nuclearizado provocar uma corrida armamentista nuclear no Oriente Médio e passar a tecnologia da bomba atômica para grupos terroristas muçulmanos.

sábado, 25 de julho de 2009

Aumenta pressão para a renúncia de Brown

LONDRES - Depois de mais uma derrota do Partido Trabalhista numa eleição intermediária, desta vez para substituir um deputado afastado por envolvimento no escândalo dos gastos dos parlamentares, aumenta a pressão para a renúncia do primeiro-ministro Gordon Brown.

Brasil e Paraguai fazem acordo sobre Itaipu

O Paraguai não conseguiu uma negociação ampla do Tratado de Itaipu, mas os presidentes Luiz Inacio Lula da Silva e Fernando Lugo fecharam um acordo para o país vizinho vender livremente no mercado brasileiro o excedente de sua cota de 50%.

A energia de Itaipu é um dos poucos recursos que o Paraguai tem para promover o desenvolvimento do país, um dos mais pobres da América Latina.

Lugo foi eleito no ano passado com uma proposta política de esquerda, rompendo um monopólio de poder de 61 anos do Partido Colorado. Sua ambição era renegociar a dívida de Itaipu, de US$ 18 bilhões, duas vezes maior do que o produto interno bruto paraguaio, de US$ 9 bilhões.

Além de Itaipu, há outras questões bilaterais importantes como a presença de fazendeiros e agricultores brasileiros, os chamados brasiguaios, o problema do contrabando formiguinha dos sacoleiros, tráfico de armas e drogas, lavagem de dinheiro e uso da Tríplice Fronteira, na Foz do Iguaçu, para atividades criminosas e terroristas.

Os brasiguaios são brasileiros que compraram terras no Paraguai e produzem, especialmente soja. Há um movimento de paraguaios sem terra que defende uma reforma agrária com expropriação das terras dos brasileiros.

Iranianos protestam em Londres


LONDRES - Dentro de um movimento articulado em vários países, um grupo de exilados iranianos está se concentrando diante da National Gallery para denunciar a violenta repressão do regime contra os manifestantes que protestaram contra a reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em 12 de junho de 2009.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guerra contra terror já matou 5 mil americanos

LONDRES - O total de americanos mortos nas duas guerras iniciadas pelo presidente George Walker Bush a pretexto de combater o terrorismo que atacou os Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 chegou a 5 mil.

Foram 4.332 soldados mortos no Iraque e 669 no Afeganistão, além de 14 funcionários civis do Ministério da Defesa.

Zelaya faz tentativa frustrada de voltar a Honduras

LONDRES - O presidente José Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho por um golpe militar em Honduras, fez uma volta simbólica ao país hoje. Cruzou a fronteira da Nicarágua e ficou em território hondurenho por 15 minutos, sob a ameaça de ser preso e processado pelo governo golpista por violar a Constituição.

Essa volta simbólica na verdade foi mais uma tentativa frustrada, depois do fracasso das negociações entre Zelaya e o presidente interino, Roberto Micheletti, que se recusa a abandonar o poder, apesar das pressões internacionais.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) repudiou o golpe por unanimidade e suspendeu Honduras, invocando a cláusula democrática aprovada em 2001 no Chile.

Zelaya, eleito pelo Partido Liberal, conservador, de centro-direita, se aliou ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na PetroCaribe, que oferece petróleo subsidiado aos países mais pobres da região. É muito bom para economias subdesenvolvidas, mas tem um preço político.

Ao aderir à ALBA (Alternativa Bolivarista para as Américas), Zelaya alienou os setores dominantes da sociedade hondurenha, que o levaram ao poder, e tentou fortalecer sua base popular.

Como a Constituição de Honduras não prevê a reeleição do presidente e o mandato de Zelaya terminaria em 27 de janeiro, na linha chavista, ele propôs um plebiscito sobre a reeleição e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituite.

Quando o Congresso e o Supremo Tribunal de Honduras rejeitaram a proposta, o presidente deposto insistiu em levar adiante o plebiscito, com urnas e cédulas fornecidas pela Venezuela.

A crise estourou quando Zelaya demitiu o comandante do Estado Maior das Forças Armadas, que se negava a distribuir urnas e cédulas nos locais de votação.

No domingo, 28 de junho de 2009, dia do plebiscito, Zelaya foi preso de pijama em casa pela manhã e expulso do país.

Depois de mais uma tentativa frustrada da volta de Zelaya, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, declarou em Washington que a atitude do líder deposto de tentar entrar a pé no país é "inútil" e não contribui para a solução do problema, que na sua opinião depende de uma negociação direta entre as partes.

Desemprego na Espanha chega a 18%

LONDRES - A taxa de desemprego na Espanha, a quinta maior economia da União Europeia subiu para 18%.

No segundo trimestre deste ano, 126,7 mil trabalhadores perderam o emprego no país.

Reino Unido encolheu 5,6% em um ano

LONDRES - A economia do Reino Unido sofreu uma queda no produto interno bruto de 0,8% no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior e de 5,6% em 12 meses, na maior contração desde os anos 30.

Foi o quinto trimestre consecutivo da queda da economia britânica, que antes da crise econômica mundial era a quinta maior do mundo, mas pode perder esta posição para a França.

Nos primeiros três meses do ano, o recuo foi de 2,4%. Agora, o declínio foi menor, mas a média das previsões do mercado era de uma perda de 0,3%.

Esta estimativa divulgada hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas ainda não leva em conta dados mais precisos sobre o comércio, o que poderia indicar uma melhora (ou não) na situação econômica.

O calor do início do verão e as liquidações poderiam ter esquentado as vendas. Mas, com tantos números negativos sobre a economia do país, ninguém se arrisca a fazer previsões otimistas.

Com o déficit público em 12% e a dívida pública em 56% do PIB com as despesas do Tesouro para enfrentar a crise, as contas públicas do Reino Unido estão em situação péssima. Há uma expectativa de que a economia britânica leve uns cinco anos para se recuperar.

As empresas trabalham para tentar manter o nível de produção, mas, como disse agora há pouco à BBC um gerente de produção industrial, não há qualquer expectativa de crescimento.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Venda de casas usadas cresce 3,6% nos EUA

As vendas de imóveis residenciais urbanos cresceram 3,6% em maio em relação a junho nos Estados Unidos, projetando um total anual de 4,89 milhões.

Cerca de 31% dos negócios foram com imóveis com problemas por causa da crise de crédito hipotecário, origem da crise financeira mundial. Isso derrubou o preço médio da casa usada para US$ 181,8 mil, uma queda de 15,4% em comparação a junho de 2008.

Ford anuncia lucro trimestral de US$ 2,3 bilhões

LONDRES - Num sinal de recuperação da empresa, a Ford anunciou hoje um lucro de US$ 2,3 bilhões no segundo trimestre do ano, com ganhos significativos por redução de dívida.

Depois de chegar a ser vista como a pior das grandes empresas automobilísticas de Detroit, historicamente a capital do automóvel nos Estados Unidos, a Ford passou por um severo programa de corte de custos, fechou divisões, demitiu mais de 40 mil funcionários e tomou empréstimos de US$ 23,5 bilhões no setor privado.

Quando a General Motors e a Chrysler pediram ajuda ao Tesouro, a Ford decidiu não fazer o mesmo para evitar a ingerência governamental na empresa.

O governo Barack Obama forçou a Chrysler a fazer um acordo com a italiana Fiat e tem o controle acionário da nova GM.

Reino Unido tem 100 mil casos de gripe por semana

LONDRES - As autoridades de saúde do Reino Unido estão em estado de alerta estimando que o total de contaminações pela gripe suína ou gripe A, causada pelo vírus H1N1 tenha chegado a 100 mil casos novos em uma semana, sobrecarregando o sistema de saúde. O total de mortes no país passa de 30.

Quem terá um lucro bilionário com a pandemia da gripe A é a maior empresa farmacêutica britânica, Glaxo Smith Kline. Deve ganhar 1 bilhão de libras vendendo até o fim do ano 195 milhões de vacinas a mais de 50 governos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Turquia pressiona Israel a devolver Golã

LONDRES - Durante visita a Damasco, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou estar pronto a retomar a mediação das negociações de paz entre Síria e Israel, e pressionou o governo israelense a assumir um compromisso claro de devolver as Colinas do Golã, ocupadas na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexadas em 1981.

Erdogan havia suspendido a mediação no início do ano, depois de se irritar com o presidente de Israel, Shimon Peres, e abandonar uma mesa redonda no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em protesto contra a ofensiva israelense contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), na Faixa de Gaza.

Morgan Stanley tem prejuizo de US$ 1,2 bilhão

LONDRES - O banco americano Morgan Stanley teve um prejuízo de US$ 1,2 bilhão no segundo trimestre. A unidade de investimentos e mercados de capitais deu prejuízo, e o banco pagou US$ 10 bilhões tomadas de empréstimo junto ao Tesouro dos Estados Unidos no auge da crise.

Já o lucro do Wells Fargo's cresceu 81%, atingindo um novo recorde, mas as provisões para perdas de empréstimos não pagos subiu 69%.

Dívida pública britânica é a maior desde a guerra

LONDRES - A dívida pública do Reino Unido chegou a 799 bilhões de libras, 56,6% do produto interno bruto da quinta maior economia do mundo. Ao lado do desemprego, é a maior preocupação para a retomada do crescimento econômico.

O Banco da Inglaterra já advertiu o governo a não aumentar o endividamento público, mas continua sua política de aumentar a quantidade de dinheiro em circulação para estancar a recessão e estimular o desenvolvimento econômico.

Reino Unido pode fechar escolas por gripe suina

LONDRES - O governo britânico está estudando a possibilidade de não reabrir as escolas em agosto, depois das férias de verão para tentar conter a propagação da gripe suína ou gripe A.

Pelas previsões mais pessimistas, o total de casos da doença no país pode chegar a 100 mil no final de agosto.

Uma questão intrigante é que uma explicação para a rápida transmissão da gripe é que o vírus viajaria de avião nos passageiros contaminados. O problema é que a área mais afetada de Londres é Tower Hamlets, um bairro pobre do Leste de Londres, quando se acredita que viajam muito mais os moradores de Mayfair, Chelsea, Kensington e outras partes nobres da cidade.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Micheletti rejeita volta de Zelaya à presidência

LONDRES - A terceira e última etapa das negociações entre os dois governos que reivindicam o poder em Honduras será realizada na quarta-feira, na casa do mediador, o presidente da Costa Rica, Óscar Arias, em São José.

Mas o presidente interino, Roberto Micheletti, praticamente fechou a porta para qualquer acordo aceitável pelo presidente deposto, José Manuel Zelaya, e a Organização dos Estados Americanos (OEA), que exige a reinstauração do governo eleito democraticamente em 2005.

Em declarações publicadas na imprensa hondurenha, Micheletti afirmou: "Minha posição é indeclinável. Não aceitamos pressões sob quaisquer circunstâncias, Não pode voltar ao poder quem violou a Constituição da República não apenas uma, mas várias vezes. Em 29 de novembro, haverá eleições livres e transparentes neste país. Em 27 de janeiro de 2010, de manhã cedo, estarei entregando o poder ao cidadão que o povo tiver escolhido para presidente."

Japão dissolve parlamento e convoca eleições

O governo do Japão aprovou nesta manhã a proposta do primeiro-ministro Taro Aso de dissolver o Parlamento e convocar eleições para 30 de agosto.

As pesquisas apontam uma derrota do Partido Liberal Democrata, que governa o Japão desde 1955, com breve interrupção de menos de um ano em 1993-94.

Alguns deputados estão em rebelião aberta, tentando derrubar o primeiro-ministro antes das eleições para aumentar as chances do PLD, hoje com apenas 30% da preferência do eleitorado.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Popularidade de Obama cai para 59%

Os americanos estão apreensivos com o desemprego, a falta de recuperação da academia e o aumento da dívida pública nos Estados Unidos. Isso pesou sobre a popularidade do presidente Barack Obama, que caiu para 59% numa pesquisa da rede de televisão ABC e o jornal The Washington Post.

A recessão dá sinais de ceder. Até mesmo o mercado imobiliário dá sinais de estar se estabilizando, com menos casas sendo colocadas à venda, o que pressionaria a alta de preços e estimularia novas construções.

Mas os americanos ainda não estão convencidos de que a crise esteja chegando ao fim, especialmente porque as demissões continuam superando as contratações.

Terrorista sobrevivente admite ataque a Mumbai

O único territorista sobrevivente do ataque de 72 horas a Mumbai, a capital comercial da Índia, de 26 a 28 de novembro de 2008, admitiu hoje sua participação, supreendendo seus próprios advogados. Mohammed Ajmal Kassab confessou sua culpa e responsabilizou Zaki-ur-Rehman Lakhvi, do grupo extremista Lashkar-e-Taiba, pelo planejamento da ação.

Pelo menos 173 pessoas morreram na ação terrorista contra dois hotéis de luxo, a estação central de trens e outros pontos da antiga Bombaim.

A suspeita recai sobre o grupo fundamentalista paquistanês Lashkar-e-Taiba, o Exército dos Puros. Seu líder chegou a ser detido no Paquistão, mas depois foi liberado.

Na semana passada, a Índia exigiu que os responsáveis pelo ataque a Mumbai sejam processados no Paquistão para retomar as negociações de paz entre os dois países inimigos históricos desde que a Índia se dividiu ao se tornar independente do Império Britânico, em 1947.

Supremo Líder manda oposição baixar tom no Irã

LONDRES - A autoridade do Supremo Líder Espiritual da Revolução Iraniana, aiatolá Ali Khamenei, está sendo desafiada, mas ele não está disposto a ceder. Advertiu hoje dois ex-presidentes vistos como porta-vozes da oposição para que moderem as críticas e aceitem o resultado da eleição presidencial de 12 de junho, denunciada como fraudulenta.

Nos últimos dias, os ex-presidentes Ali Akbar Hachemi Rafsanjani e Mohamed Khatami questionaram a legitimidade da reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, propondo a realização de um plebiscito para confirmar o resultado oficial, aprovado por Khamanei.

"A elite política precisa manter grande vigilância porque enfrenta no momento um grande desafio. O fracasso ao enfrentar este desafio levará a seu colapso", advertiu Khamenei, num texto distribuído em inglês pela agência oficial de notícias iraniana Press TV.

É interessante notar como o aiatolá usa a expressão elite política e não espiritual ou religiosa. De uma certa forma, caracteriza o papel político-partidário do fundamentalismo muçulmano, uma ideologia profundamente autoritária e antidemocrática.

Diário de Londres

LONDRES - Hoje, no Financial Times, os conservadores querem acabar com a Autoridade de Serviços Financeiros, criada pelo governo Tony Blair (1994-2006) para policiar o sistema financeiro, deixando ao Banco da Inglaterra a função principal de administrar a política monetária, perseguindo a meta de inflação estabelecida pelo governo.

The Independent, agora em formato tabloide e longe daquele jornal realmente independente criado nos anos 80, traz um furo: princesa saudita que teve um filho com um britânico recebeu secretamente asilo no Reino Unido. Sem qualquer confirmação oficial saudita ou britânica, parece coisa de tabloide.

Nos tabloides propriamente ditos, os chamados jornais populares, alguns distribuídos agressivamente na boca do metrô, destaque para a reação negativa da torcida do Los Angeles Galaxy, que vaiou e quis bater em David Beckham em sua volta para os Estados Unidos. A torcida do time americano está convencida de que Beckham queria mesmo ficar no Milan.

Pela manhã, dei minha corrida no Bosque de Highgate (Highwood Wood). A corrida começou no Bosque das Cerejeiras (Cherry Tree Wood), em East Finchley, onde morei oito anos e agora estou hospedado, na casa de um amigo. Highgate Wood é uma floresta de carvalhos de 7 mil anos.

A última glaciação terminou há 12 mil anos. Naquela época, a Inglaterra estava coberta de gelo. A camada de gelo recuou. Há 7 mil anos, o país voltava a ser uma ilha e nascia o Bosque de Highgate.

Não muito longe dali, no Cemitério de Highgate, está a prova de que Karl Marx está morto e enterrado no seio da sociedade liberal. Fui visitar o túmulo num dia frio e cinzento do verão londrino, onde ele está enterrado sob uma escultura monumental de sua cabeça e a frase: "Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!"

Pelo chão, há vários cartões de visita deixados por marxistas de todos os matizes, sindicalistas, socialistas, comunistas.Em 28 Dean St., o fundador do comunismo viveu alguns anos numa casa apertada onde teria começado a escrever O Capital.

À tarde, fui comprar uma mala extra para meus novos livros e sapatos. É fim do ano letivo na Europa. Os estudantes estrangeiros estão voltando para casa. As livrarias de livros usados das universidades tem barbadas fantásticas, acadêmicas e de ficção. Precisei comprar uma mala.

Na classe econômica, a BA dá direito a duas malas de 23 kg cada - e cobra 25 libras de excesso acima de 25kg. Fui numa loja japonesa de design cool, a Muji.

À noite, vi um show espetacular de Marianne Faithful no Royal Festival Hall. Definitivamente, a ex de Mick Jagger nos anos 60 que virou junkie e chegou a morar nas ruas de Londres, é agora uma grande dama cult, adorada pela plateia londrina, que a aplaudiu de pé demoradamente, como também acontece em Paris.

Foi emocionante ouvi-la cantar As Tears Go By, "onde tudo começou", Sister Morphine e Solitude, de Duke Ellington, que ela revelou ter ouvido com Billie Holliday.

Saí flechado para jantar no restaurante Le Gavroche, um dos mais mais de Londres. Estava muito bom, mas não espetacular como em L'Atelier de Joël Robuchon, realmente uma experiência gastronômica, onde fui na quinta-feira passada.

A carta de vinhos do Gavroche era poderosa, com uma página para a cave Romanée Conti, a partir de 395 libras a garrafa. O vinho mais caro era um Chateau Lafite de Rothschild 1945. Custava mais de 10 mil libras. Bem... um vinho de 1945 deve ser uma preciosidade, não?

Amanhã, terça, vou ver Kyle Eastwood, filho do Clint, tocar baixo no Ronnie Scott's, meu bar de jazz favorito.

Na quarta, foi experimentar a cozinha do chef Alain Ducasse no Dorchester, um dos hotéis mais tradicionais, onde participei de várias entrevistas com artistas, inclusive a coletiva do Spielberg no lançamento de Salvando o Soldado Rian na Europa, na qual só os ingleses puderam perguntar.

Lá, provoquei Quentin Tarantino, dizendo que Jackie Brown, talvez o pior de seus filmes, não era um filme tarantinesco: "Só fiz dois filmes [Cães de Aluguel e Pulp Fiction] e já querem definir um estilo para mim. Quero ser livre como o Martin Scorcese, que pode fazer qualquer tipo de filme." Ele não é Martin Scorcese.

Outra grande experiência foi ver Hamlet com Jude Law, na minha opinião, muito melhor do que a versão de Aderbal Freire com Wagner Moura, um Hamlet afetado, esganiçado e com um desnecessário sotaque baiano.

Mas, para o jornalista conservador Matthew d'Ancona, o ser ou não ser de Jude Law não convence. Como na visão de D'Ancona o ator se acha o máximo, seu dilema existencial seria "ser espetacular ou ser ainda mais espetacular".

domingo, 19 de julho de 2009

EUA pressionam contra colonização de Jerusalém

LONDRES - Os Estados Unidos estão pressionando Israel a suspender a realização de novas construções no setor oriental de Jerusalém, ocupado na Guerra dos Seis Dias, em 1967, revelou hoje o jornal liberal israelense Haaretz. Neste fim de semana, o Departamento de Estado convocou o embaixador israelense Michael Oren para reforçar a mensagem.

A Autoridade Nacional Palestina teme que o governo americano alivie a pressão contra a expansão das colônias judaicas na Cisjordânia ocupada.

Para o primeiro-ministro linha dura de Israel, Benjamin Netanyahu, Jerusalém não está em discussão. Ele declarou que qualquer cidadão israelense, de qualquer etnia, pode comprar casas e terrenos na cidade. A declaração é vista pelos palestinos como um sinal verde para a expansão das colônias.

Islândia pede associação à UE

LONDRES - Depois de ser o primeiro país a quebrar com a crise financeira mundial, no ano passado, a Islândia pediu oficialmente na sexta-feira para se associar à União Europeia. O pedido foi encaminhado à Suécia, que ocupa a presidência rotativa da UE no segundo semestre de 2009.

A Islândia foi arrasada pelo colapso de seu sistema bancário, o que provocou a queda do governo. Em abril, a líder social-democrata Johanna Sigurdardottir foi eleita primeira-ministra com a promessa de levar o país ao bloco europeu.

O presidente da Comissão Europeia, o ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso, saudou a medida como prova da vitalidade do projeto europeu.

No momento, a UE negocia a adesão de três países do Sudeste Europeu: Croácia, Macedônia e Turquia.

Indonésia apreende computador de terrorista

LONDRES - A polícia da Indonésia encontrou uma prova decisiva para identificar o grupo responsável pelos atentados terroristas suicidas contra dois hotéis de luxo de Jacarta: o computador de um dos principais suspeitos. Já foram descobertos os códigos que os terroristas usavam para se comunicar entre si.

O computador estava num quarto do hotel Ritz-Carlton. Também foi atacado o Marriott da capital indonésia.

Até agora, as investigações apontam para uma dissidência do grupo extremista muçulmano Jemah Islamiya, responsável pelo atentado de 12 de outubro de 2002 em Báli.

sábado, 18 de julho de 2009

Zelaya pressiona por uma solução rápida

LONDRES - Longe do cargo há quase dois meses, o presidente deposto de Honduras, José Manuel Zelaya, apoiado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, pressiona por uma solução rápida da crise hondurenha ainda neste fim de semana, o que parece altamente improvável.

Zelaya está na Nicarágua, onde planeja sua volta a Honduras. Uma segunda tentativa frustrada pode inflamar uma situação extremamente tensa desde o golpe de 28 de junho.

Na tentativa de mediar o conflito, o presidente da Costa Rica, Óscar Arias, ganhador do Prêmio Nobel da Paz por sua ação para pacificar a América Central no fim da Guerra Fria, propôs a formação um governo de união nacional, com anistia para Zelaya pelos supostos crimes cometidos.

Mas o presidente interino, Roberto Micheletti, não admite devolver o poder a Zelaya, e este não aceita participar de um governo ao lado dos golpistas. Então, que reconciliação nacional é essa?

A entrevista coletiva programada para o final da reunião de hoje foi suspenso. O diálogo recomeça amanhã.

Indonésia procura malaio suspeito de terrorismo

LONDRES - O principal suspeito dos atentados terroristas suicidas contra dois hotéis de luxo de Jacarta, a capital da Indonésia, matando nove pessoas, é o malaio Noordin Top, líder de uma dissidência do grupo extremista muçulmano Jemah Islamiya, desmantelado pela polícia depois do atentado de 12 de outubro de 2002 na ilha de Báli.

Ao visitar a Índia, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pregou uma aliança global e um esforço conjunto contra o terrorismo, mas não cobrou uma redução dos gases que agravam o efeito estufa. Ela disse que os Estados Unidos não podem atrapalhar a luta contra a miséria e pelo desenvolvimento.

França deve abrir comércio aos domingos

LONDRES - Se o Senado aprovar a proposta na próxima semana, o comércio da França vai ser autorizado a abrir aos domingos, quebrando um velho tabu, ou melhor, revogando uma lei de 1906.

A proposta faz parte do programa de reformas do presidente Nicolas Sarkozy, na esperança de estimular a economia e a geração empregos. É anterior à crise econômica mundial.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Walter Cronkite morre aos 92 anos

LONDRES - O jornalista Walter Cronkite, da CBS, o mais importante anchorman da história do telejornalismo nos Estados Unidos, morreu hoje aos 92 anos. Ele chegou a ser considerado o homem mais confiável do país.

Cronkite começou sua carreira na Segunda Guerra Mundial e entrou para a CBS nos anos 50. Em 22 de novembro de 1963, apresentou a notícia da morte do presidente John Kennedy.

Quando Conkrite declarou em reportagem especial do Vietnã que os EUA não tinham como ganhar aquela guerra, o presidente Lyndon Johnson teria desistido da reeleição, com o seguinte comentário: "Se perdi Cronkite, perdi o americano médio."

Recentemente, o jornalista criticou a qualidade da cobertura das eleições presidenciais pelas grandes redes de televisão abertas do país: "Damos em média oito segundos para cada fala de um candidato. Em oito segundos, não dá para articular o sujeito e o verbo, quanto mais dizer uma frase inteira."

Leia mais no jornal americano The Washington Post.

Construção de casas cresce 3,6% nos EUA

Na maior alta desde novembro de 2008, o início da construção de casas novas aumentou 3,6% nos Estados Unidos em junho de 2009 para um total de 582 mil novas unidades habitacionais, bem acima das 562 mil casas novas de maio e da sombria expectativa média do mercado, que era de uma queda para 532 mil.

O maior crescimento foi no segmento de casas isoladas para uma família só. Chegou a 14%, o melhor resultado desde dezembro de 2004.

A emissão de alvarás de licença para a construção de novas casas aumentou 7,8%, na maior alta em um ano.

Rafsanjani pede libertação de manifestantes presos

Em sua primeira oração pública de sexta-feira, o ex-presidente do Irã Ali Akbar Hachemi Rafsanjani pediu a libertação de todos os oposicionistas presos nos recentes protestos de rua contra a fraude na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Ele questionou a lisura e a validade da eleição de 12 de junho de 2009.

Milhares de manifestantes desafiaram a proibição e foram até a Universidade de Teerã para a oração da sexta-feira, conduzida pela primeira vez por Rafsanjani depois da eleição.

Na saída, fizeram a primeira grande manifestação de rua em semanas, atraindo a repressão das forças de segurança do regime fundamentalista iraniano e a temida milícia Basij, controlada pela Guarda Revolucionária Iraniana.

Citigroup e Bank of America anunciam lucro

Os dois bancos que tiveram os piores resultados nos testes de estabilidade financeira feitos pelo Tesouro revelaram hoje lucros importantes, acima das expectativas do mercado.

No último trimestre, o Bank of America ganhou US$ 2,42 bilhões, enquanto o Citi lucrou US$ 4,3 bilhões, principalmente por causa da venda do banco Smith Barney. O resultado operacional do Citi continua negativo.

Mas o mercado vê esses bancos comerciais numa situação muito diferente de bancos de investimentos como o Goldman Sachs e o J P Morgan Chase, que apresentaram lucros robustos no segundo trimestre.

Com o aumento do desemprego, mais clientes do BofA e do Citi tem problemas para pagar suas dívidas hipotecárias, de cartões de crédito e empréstimos pessoais. É mais uma amostra das dificuldades para sair de uma recessão tão profunda.

Confira no New York Times.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Terror mata pelo menos nove em Jacarta

LONDRES - Dois terroristas suicidas disfarçados de hóspedes atacaram na manhã de hoje dois hotéis de luxo da capital da Indonésia, Marriott e Ritz-Carlton. Matando pelo menos nove pessoas e deixaram outras 18 feridas.

As suspeitas recaem sobre grupos terroristas muçulmanos. Esses ataques suicidas coordenados são a marca registrada da rede terrorista Al Caeda. O maior país muçulmano do mundo não tinha grandes problemas com o terrrorismo dos fundamentalistas islâmicos há pelo menos quatro anos.

Em 12 de outubro de 2002, a paradisíaca ilha indonésia Báli foi alvo de um atentado que matou 202 pessoas.

O Manchester United, da Inglaterra, suspendeu a escala na Indonésia em sua excursão pré-temporada. Tinha reserva no Ritz-Carlton.

Em Washington, o presidente Barack Obama, que passou sua infância na Indonésia, condenou com veemência e deu pêsames aos parentes dos mortos. Pelo menos oito americanos saíram feridos nos ataques.

Roubini insiste que EUA só crescem em 2010

LONDRES - Diante de notícias de que teria previsto o fim da recessão nos Estados Unidos ainda este ano, alterando previsões anteriores, o economista Nouriel Roubini, um dos poucos a advertir para o colapso financeiro que se aproximava, esclareceu no seu site Roubini Global Economics Monitor que "não haverá crescimento este ano.

"Eu disse várias vezes que a recessão vai durar cerca de 24 meses. Estamos no 19º mês", argumenta Roubini. "Se a recessão terminar no fim do ano, terá durado 24 meses e a recuperação só começa em 2010. Simplesmente, não estou prevendo nenhum crescimento para este ano."

Para Roubini, esta "é uma recessão longa e profunda, com a forma de um U". É três vezes mais longa do que as duas anteriores e duas e cinco vezes mais profunda, em queda do produto interno bruto, do que as anteriores.

"A recessão vai acabar no fim do ano. Mas a recuperação será lenta por causa das dívidas que pesam sobre o mercado imobiliário, o sistema financeiro e as empresas privadas, acrescidas agora pelas dívidas contraídas por governos para salvar os bancos e pelas políticas econômicas anticíclicas para estimular a retomada do crescimento econômico", afirmou o economista turco nacionalizado americano que se tornou uma das estrelas desta Grande Recessão.

Em outra previsão sombria, Roubini espera que o desemprego nos EUA atinja um pico em torno de 11%: "Tamanho desemprego terá um impacto negativo sobre a renda do trabalho e o crescimento do consumo. Vai adiar a recuperação do setor habitacional. Vai aumentar o número de calotes e perdas dos bancos com hipotecas, empréstimos para compra de carro, cartões de crédito e crédito pessoal."

Presidente interino de Honduras admite sair

LONDRES - O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, admite deixar o cargo para resolver a atual crise política no país, sob a condição de que o poder não seja devolvido ao presidente José Manuel Zelaya, deposto por um golpe militar em 28 de junho.

Para o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, a proposta é inaceitável porque a OEA decidiu por unanimidade que Zelaya seja reconduzido ao cargo. Como fórmula conciliatória, o presidente da Costa Rica, Óscar Arias, que atua como mediador, sugeriu a formação de um governo de união nacional até as próximas eleições.

Qualquer solução agora tende a reduzir o poder de Zelaya, que seria no máximo um chefe de Estado sem poder real até a realização de eleições em 29 de novembro e a posse do futuro presidente em 27 de janeiro de 2010.

Ativista russa morre na Chechenia

LONDRES - A jornalista e ativistas dos direitos humanos Natalia Estemirova foi sequestrada, morta com dois tiros e jogada numa estrada em Grozny, a capital da republica russa da Chechenia, que continua sendo um dos lugares mais perigosos do mundo, sobretudo para jornalistas e defensores dos direitos humanos.

Ela era amiga de Anna Politkovskaya, assassinada em 2006 no elevador do prédio onde morava, em Moscou, num crime não resolvido até hoje, com sérias suspeitas recaindo sobre o governo Vladimir Putin, um ex-chefe do Serviço Federal de Segurança, sucessor da temida polícia política soviética KGB (Comite de Defesa do Estado).

Agora, o maior suspeito é o governo checheno, presidido por Ramzan Kadyrov, um senhor da guerra convertido em aliado do Kremlin.

Iranianos boicotam a Nokia

LONDRES - Os oposicionistas do Irã estão boicotando a empresa finlandesa Nokia, maior fabricante de telefones celulares do mundo, porque a companhia forneceu tecnologia para que o regime fundamentalista iraniano escutasse as conversas de dissidentes durante a onda de protestos contra a reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Amanhã, o principal candidato oposicionista, Mir Hussein, Mussavi, deve fazer sua primeira aparição em público desde a eleição de 12 de junho, durante a oração da sexta-feira na Universidade de Teerã. As preces serão conduzidas pelo ex-presidente Ali Akbar Hachemi Rafsanjani, que perdeu a eleição de 2005 para Ahmadinejad e se tornou um de seus maiores inimigos politicos.

Rafsanjani, que preside o Conselho dos Sábios, teria ido à cidade sagrada de Kom articular uma revolta de clérigos para afastar o Supremo Líder Politico e Espiritual, aiatolá Ali Kahamenei, que apoiou Ahmadinejad desde o início, me contou um jornalista iraniano baseado em Londres.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

China cresceu a taxa de 7,9% no segundo trimestre

LONDRES - A China acaba de anunciar um ritmo de crescimento no segundo trimestre deste ano que projeta uma taxa anual de 7,9%, num sinal de que é o primeiro país a sair da crise.

É uma indicação de que o programa de estímulo ao crescimento aprovado em novembro passado, de quase US$ 600 bilhões, está funcionando.

Os empresários e consumidores chineses estão mais confiantes, investindo mais e consumindo mais, a ponto de alguns analistas afirmarem que a recessão chinesa teve o formato de um V. A taxa de crescimento caiu ao nível mais em seis anos e já voltou a subir.

A grande dúvida é que houve um colapso do comércio internacional, que deve cair 12,2% este ano, e dois terços da economia chinesa estavam ligados ao comércio exterior.

Em Beijim, o governo chinês admitiu que a recuperação é instável e desequilibrada, já que depende em grande parte de investimentos públicos, já que o comércio exterior ainda está deprimido.

Outro risco é a deflação. Em junho, o índice de preços ao consumidor registrou uma queda anual de 1,7%, no quinto mês seguido de baixa. No atacado, a deflação anual foi de 7,8%, na sétima queda consecutiva.

Desemprego já atinge 2,4 milhões no Reino Unido

LONDRES - O total de desempregados no Reino Unido sofreu um aumento trimestral recorde de 281 mil em março, abril e maio, chegando a 2,4 milhões, o maior número desde 1995, e não há expectativa de recuperação.

A taxa de desemprego chegou a 7,6%.

Reservas chinesas batem novo recorde

LONDRES - As reservas cambiais chinesas em moedas fortes bateram novo recorde no fim do mês passado, chegando a US$ 2,13 trilhões, um aumento de 17,8% em 12 meses. Em junho, elas cresceram US$ 42,1 bilhões.

O investimento estrangeiro direto na China foi de US$ 8,96 bilhões em junho, uma queda de 6,8% na comparação com o mesmo mês no ano passado. Em maio, tinha sido de US$ 6,38 bilhões, 17,8% a menos.

No primeiro semestre, o total foi de US$ 43 bilhões, uma redução de 17,9% em relação ao mesmo período em 2008.

Banco do Japão prevê recessão maior

LONDRES - O Banco do Japão previu hoje que a segunda maior economia do mundo encolha 3,4% no ano fiscal de 2009, que termina em 31 de março de 2010. A estimativa anterior era de uma contração de 3,1%.

Para o ano seguinte, a expectativa caiu de um crescimento de 1,2% para 1%.

Gripe mata mais na Argentina do que no México

LONDRES - O total de mortes pela gripe suína ou gripe A na Argentina chegou a 137. Assim, ultrapassou o México, onde 124 pessoas morreram da doença, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 211 mortes.

Vendas de carros na Europa se recuperam

LONDRES - Na primeira alta em um ano e dois meses, as vendas de carros novos cresceram 2,4% em junho, informou hoje a Associação Europeia dos Fabricantes de Veículos .

Ao todo, foram vendidos cerca de 1,46 milhão de automóveis em 28 países, os 27 membros da União Europeia menos Chipre e Malta, e mais Islândia, Noruega e Suíça.

A recuperação foi maior na Alemanha, com um crescimento de 40,5%. Na Itália, houve um avanço de 12,4% e, na França, de 7%. Mas o Reino Unido registrou uma queda de 15,7% e a Espanha, de 15,9%.

No primeiro semestre como um todo, as vendas caíram 11% para 7,43 milhões, cerca de 1 milhão a menos do que no ano passado.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Lucro do banco Goldman Sachs sobe 65%

LONDRES - O banco Goldman Sachs, um dos poucos bancos de investimentos sobreviventes à crise financeira global, teve um lucro de US$ 3,48 bilhões no segundo trimestre deste ano, um aumento de 65%, batendo as expectativas do centro financeiro da Wall Street.

A Bolsa de Nova York reagiu, passando da queda causada pelo fraco aumento das vendas no varejos para alta, com ganho de 0.33% no final do dia.

Jovem não lê impressos e não gasta com Internet

LONDRES - Um texto escrito por um garoto de 15 anos a respeito dos hábitos de sua geração é o assunto do momento no centro financeiro da capital britânica, onde investidores e executivos do setor de mídia não se cansam de estudar modelos de negócios para ganhar dinheiro na rede mundial de computadores.

O banco Morgan Stanley pediu a Matthew Robson, um dos estagiários da empresa para descrever a relação dos jovens com as novas mídias. A resposta foi arrasadora.

Para o garoto, "adolescentes não usam o Twitter". Postar mensagens através do telefone celular custa caro. Como o número de pessoas que vai acessar a página deles no twitter é pequena, não há sentido em twittar.

Ver programas de televisão com hora marcada também não tem muito a ver com o adolescente britânico. Eles preferam ouvir músicas em sítios de Internet sem propaganda. A propaganda, tanto no rádio quanto na televisão, os incomoda e os afasta desses meios de comunicação.

Na Internet, não estão dispostos a pagar por conteúdo. Os adolescentes gastam dinheiro indo ao cinema, a shows e em consoles de videogame que eles consideram hoje o melhor meio para se comunicar com os amigos.

Esses jovens também não se sentem atraídos ou motivados por textos impressos, "acham chato ler páginas e páginas de texto".

Confira no jornal inglês Financial Times.

Vendas no varejo crescem pouco nos EUA

LONDRES - As vendas no varejo aumentaram 0,6% em junho nos Estados Unidos, principalmente graças aos gastos com automóveis e gasolina.

O desempenho do setor foi considerado fraco, o que está pesando negativamente sobre a Bolsa de Valores de Nova York.

Inflação no Reino Unido cai abaixo da meta

LONDRES - Os britânicos estão preocupados com o crescimento de preços em meio à crise. Mas a inflação anual ficou em junho em 1,8% ao ano, abaixo da meta inflacionária a ser perseguida pelo Banco da Inglaterra, de 2% ao ano.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aso convoca eleições para 30 de agosto no Japão

LONDRES - O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, convocou para 30 de agosto eleições parlamentares que devem acabar com a série de governos do Partido Liberal Democrata, que governa o país desde 1955, com uma breve interrupção em 1993-94.

Diante da mais grave crise econômica no país depois da Segunda Guerra Mundial, a popularidade do governo caiu para 20%. Todas as pesquisas indicam a vitória do Partido Democrático do Japão, que venceu no domingo passado, 12 de julho de 2009, as eleições para a Câmara Municipal de Tóquio.

UE encolheu 2,4% no início do ano

LONDRES - O produto regional bruto dos 27 países da União Europeia caiu 2,4% no primeiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior e 4,7% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, confirmou hoje a Eurostat, órgão oficial de estatísticas da UE.

Kim Jong Il tem câncer mortal

LONDRES - O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Il, sofre de câncer no pâncreas, uma doença fatal, revelou hoje uma televisão sul-coreana, citando como fontes os serviços secretos da China e da Coreia do Sul.

Kim teria sofrido um acidente vascular cerebral no ano passado, o que teria deflagrado uma luta pela sua sucessão.

Para impor o nome de seu filho mais moço, Kim Jong Un, o Querido Líder do regime stalinista de Pionguiangue teria adotado uma postura mais agressiva em relação aos países que considera inimigos históricos;os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão. Chegou a testar mísseis de média distância e estaria preparando um teste de míssil de longa distância, capaz de atingir o Havaí.

Terror ataca seis igrejas cristãs em Bagdá

LONDRES - Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 32 saíram feridas de seis ataques contra igrejas da capital do Iraque em 24 horas.

O primeiro ataque aconteceu na noite de sábado e o último às 17h de domingo, quando os fiéis chegavam para a missa.

Cerca de 1 milhão de cristãos fugiram do Iraque diante de ameaças de grupos terroristas muçulmanos.

domingo, 12 de julho de 2009

PLD perde eleições em Tóquio

LONDRES - O Partido Liberal Democrata, que governa o Japão desde 1955, com uma breve interrupção de menos de um ano em 1993 e 1994, perde as eleições municipais na capital do país e a maioria que tinha na Câmara Municipal em aliança com o Komeito.

As eleições municipais estão sendo vistas como uma prévia das eleições nacionais, que precisam ser convocadas até setembro pelo impopular primeiro-ministro Taro Aso, apoiado por apenas 20% da população.

Uma vitória do Partido Democrático do Japão pode revolucionar a política japonesa, introduzindo a alternância no poder e o bipartidarismo. Mas não se deve desprezar a capacidade da manobra do PLD, que reúne a elite política e empresarial do país.

O PLD pode ressurgir e restabelecer seu monopólio. Mas, no momento, o Japão parece se encaminhar para o bipartidarismo.

Soldados iranianos estão prontos para morrer

LONDRES - Um general afirmou que os soldados do Irã estão dispostos a morrer, se for necessário, para impedir os protestos da oposição contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

UBS e Justiça dos EUA pedem adiamento de audiência

LONDRES - O Departamento da Justiça dos Estados Unidos e o banco suíço UBS pediram o adiamento de uma audiência marcada para amanhã num processo sobre sonegação fiscal. As duas partes querem mais tempo para negociar um acordo.

Na semana passada, o governo da Suíça proibiu a divulgação de dados sobre contas secretas exigidos pela Justiça dos EUA. O governo americano ameaça proibir as atividades do banco, se ele não colaborar.

sábado, 11 de julho de 2009

FÉRIAS EM LONDRES

Viajo daqui a pouco para Londres, onde fico duas semanas, em férias. Espero manter a regularidade de postagens neste blog.

Cheney escondeu programa secreto antiterrorismo

O então vice-presidente Dick Cheney (2001-09) escondeu do Congresso um programa secreto contra o terrorismo do governo George W. Bush, revelou hoje o New York Times.

Obama pede à África que assuma responsabilidades

Em discurso hoje no parlamento de Gana, em sua primeira viagem à África como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama pediu aos africanos que assumam as responsabilidades por seu próprio desenvolvimento.

Ao lado da mulher e das duas filhas, Obama visitou uma fortaleza de onde os negros eram enviados para a América como escravos. Ele disse que sua família representa as vitórias e tragédias do continente.

Venezuela vai cassar licença de 154 rádios

O governo Hugo Chávez anunciou nesta semana que 154 rádios não terão suas concessões renovadas e serão encampadas pelo setor público.

Para os chavistas, a decisão visa a "democratizar os meios de comunicação" e levar adiante sua revolução bolivarista para implantar o "socialismo do século 21".

Também está ameaçada a rede de televisão Globovisión. Chávez já cassou a rede de rádio e TV RCTV (Radio Caracas Televisión), sob o argumento de ter divulgado notícias distorcidas sobre o golpe de 11 de abril de 2002.

Chávez diz que diálogo hondurenho nasceu morto

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem que o diálogo entre o presidente deposto e o governo golpista de Honduras nasceu morto. Ele acusou o presidente interino, Roberto Micheletti, de estar "perdendo a credibilidade".

Em uma declaração conciliadora, o governo dos Estados Unidos manifestou esperança no sucesso do diálogo, considerando prematura a avaliação do caudilho venezuelano.

Na capital da República Dominicana, São Domingos, o presidente deposto, José Manuel Zelaya, agradeceu o apoio dos EUA.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

GM anuncia fim da concordata

O diretor-presidente da General Motors, Fritz Henderson, admitiu que "sabemos que é preciso mudar", ao lançar a nova GM 40 dias depois que a empresa que foi a maior fabricante de automóveis do mundo por 77 anos pediu concordata.

Por enquanto, o controle acionário da empresa fica com o governo dos Estados Unidos, que terá 60,8% das ações.

Déficit comercial dos EUA é menor em 10 anos

O déficit comercial dos Estados Unidos caiu para US$ 25,96 bilhões em maio, o menor desde novembro de 1999, por causa do aumento das exportações e da queda nas importações.

Países ricos prometem US$ 20 bi para pobres

Para combater o agravamento da pobreza causado pela crise econômica mundial, os países do Grupo dos Oito prometeram dar mais US$ 20 bilhões. Mas alguns países, especialmente a França e a Itália, foram criticados por organizações não governamentais por não cumprirem promessas anteriores de ajuda à África.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

G-8 e emergentes não se acertam sobre clima

Num pré-acordo, os países ricos do Grupo dos Oito e os grandes emergentes concordaram em manter a temperatura da Terra em no máximo dois graus centígrados, mas não houve acordo sobre as metas de redução das emissões dos gases que agravam o efeito estufa.

O Brasil, a China e a Índia alegaram que as metas iriam retardar seu desenvolvimento.

Em dezembro, em uma conferência internacional em Copenhague, na Dinamarca, deve ser concluído um acordo para substituir o Protocolo de Quioto.

Para o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, o resultado foi "bastante ridículo".

Coreia do Norte faz novos ataques cibernéticos

Durante toda esta semana, computadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estão sendo atacados com um bombardeio de informações que atrasa o processamento de dados.

As ações foram atribuídas pelo serviço secreto sul-coreano a hackers da Coreia do Norte.

Terremoto destrói mais de 10 mil casas na China

Um tremor de terra de 6 graus na escala aberta de Richter destruiu mais de 10 mil casas na província de Yunã, no Sul da China. Pelo menos 300 pessoas estariam feridas.

Micheletti volta a Honduras sem falar com Zelaya

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, voltou hoje para Tegucigalpa, depois de conversar com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, mas sem falar com o presidente deposto, José Manuel Zelaya, que tem o apoio das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos (OEA) para voltar ao cargo.

Zelaya acusou o governo de ser criminoso e exigiu a devolução da presidência em 24 horas.

Micheletti declarou ser a favor de uma "solução constitucional", manteve o compromisso de realizar eleições presidencial e legislativas, e deixou uma comissão de quatro membros para continuar as negociações.

Caem pedidos de seguro-desemprego nos EUA

O número de novos pedidos de seguro-desemprego caiu nos EUA na semana passada, um sinal de esperança de recuperação do mercado de trabalho.

Rio Amazonas tem 11 milhões de anos

O Amazonas virou um rio transcontinental há 11 milhões de anos e assumiu sua forma atual há 2,4 milhões, concluiu uma pesquisa feita pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, e a Petrobrás em escavações realizadas pela companhia estatal de petróleo brasileira.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

FMI vê início do fim da recessão mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou hoje que a economia global está começando a sair da recessão, mas advertiu que a recuperação será lenta e desigual.

A organização internacional fez previsões melhores do que há três meses. Ao mesmo tempo, investiu contra a complacência, insistindo na necessidade de manutenção dos planos de estímulo ao crescimento e do saneamento do setor financeiro, que acumulou prejuízos de US$ 4 trilhões.

Pelas novas projeções da Perspectiva Econômica Mundial do FMI, o comércio internacional deve cair 12,2% neste ano. A produção mundial deve diminuir 1,4% neste ano e crescer 2,5% no próximo.

Os Estados Unidos devem recuar 2,6% em 2009 e avançar 0,8% em 2010. Nos 16 países que usam o euro, a recuperação só chega em 2011. A economia da Eurozona deve ter recessão de 4,8% em 2009 e de 0,3% em 2010.

A China tende a crescer 7,5% neste ano e 8,5% no próximo. Para o Brasil, a previsão do FMI é de contração de 1,3% neste ano e expansão de 2,5% no próximo.

20 mil soldados chineses ocupam Urumqi

Para conter a pior onda de violência em 20 anos na China, que causou pelo menos 157 mortes desde domingo, mais de 20 mil soldados do Exército Popular de Libertação ocuparam hoje a cidade de Urumqi, capital da província de Xinjiang, no Extremo Oeste do país.

Presidente da Indonésia ganha no primeiro turno

As projeções dos primeiros resultados apurados na eleição de hoje na Indonésia indicam a reeleição do presidente Susilo Bambang Yudhoyono, com 60% dos votos.

Hu volta por causa do conflito em Xinjiang

O presidente Hu Jintao, abandonou a reunião de cúpula do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), onde participa como convidado, ao lado do presidente Lula e de outros líderes de países emergentes.

Hu voltou para a China para enfrentar o violento conflito étnico que explodiu no Extremo Oeste do país, onde a maioria da população é muçulmana de origem turca. Pelo menos 156 pessoas foram mortas, outras mil feridas e 1,4 mil presas.

Antes da Olimpíada de Beijim, no ano passado, houve supostos atentados terroristas atribuídos a um Movimento de Libertação do Turquestão Oriental. A tensão é grande, especialmente em Urumqi, a capital da província de Xinjiang.

Com uma política de migrações forçadas, o regime comunista chinês infiltra as províncias que possam lutar pela independência com chineses da etnia hã, que são 93% dos 1,3 bilhão de chineses. Faz isso no Tibete e em Xinjiang, uma província enorme rica em gás e petróleo que cobre quase um terço dos 9,6 milhões de quilômetros quadrados da China, terceiro maior país do mundo em área e primeiro em população.

A etnia uigur é maioria em Xinjiang, mas os hãs são maioria em Urumqi. O estopim da violência foi o linchamento de dois uigures acusados de estuprar uma chinesa do grupo hã na cidade onde trabalhavam, a mais de 3 mil km da cidade.

Os uigures, que se sentem cidadãos de segunda classe na sua própria terra, se rebelaram e passaram a atacar símbolos do poder dos hãs, como aconteceu em março de 2008 no Tibete.

Com a volta de Hu Jintao a Beijim, a expectativa é de endurecimento da posição do governo chinês, que não costuma tolerar o dissenso.

Mais de 40 caminhões cheios de soldados do Exército Popular de Libertação estariam chegando a Urumqi para se juntar às forças de segurança que já combatem a revolta dos uigures.

Indonésia vota hoje para presidente

A Indonésia, terceira maior democracia do mundo, faz hoje sua eleição presidencial. O favorito é o presidente Sisulo Bambang Yudhoyono, mas é praticamente certo que haverá segundo turno, em 8 de setembro.

É um país de mais de 17 mil ilhas que se estende por mais de 5 mil km do Oceano Índico ao Pacífico, com 6,6 mil ilhas habitadas por 240 milhões de pessoas de mais de 400 grupos etnolinguísticos, na maior diversidade cultural do mundo.

Também é um dos países mais biodiversos do mundo, mas menos do que o Brasil, apesar de ter até os dragões na ilha de Komodo.

A democracia é jovem. O ditador Mohamed Suharto chegara ao poder num golpe militar em 1965-66, o ano em que a Indonésia viveu perigosamente e os militares alinhados com os Estados Unidos massacraram os comunistas e esquerdistas, num banho de sangue com 500 mil a 1 milhão de mortes.

Suharto caiu em maio de 1998, derrotado pela crise asiática, com rebelião e sangue nas ruas. Mas o país se recuperou bem.

O poder central está concentrado na ilha de Java. Além do presidente, que concorre à reeleição, disputam seu vice e a ex-presidente Megawati Sukarnoputri, filha do pai da pátria, Ahmed Sukarno, fundador do Movimento dos Países Não Alinhados. Mas Megawati fez um governo medíocre. Ela e o vice ainda pegaram generais da era Suharto para candidatos a vice-presidente.

Isso acabou fortalecendo Yudhoyono como o verdadeiro representante da jovem democracia do Sudeste Asiático.

A Indonésia é o maior país emergente depois dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A exemplo dos outros, pode se desenvolver num ritmo acelerado nas próximas décadas. É um parceiro importante do Brasil em negociações internacionais de comércio e meio ambiente.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Presidente da Costa Rica media crise hondurenha

O presidente da Costa Rica, Óscar Arias, ganhador do Prêmio Nobel da Paz por seus esforços na pacificação da América Central no século passado, foi apontado como mediador da crise política em Honduras. Daqui a dois dias, ele recebe em São José o presidente deposto, José Manuel Zelaya, e o interino, Roberto Micheletti.

Zelaya foi hoje a Washington, onde recebeu o apoio da secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Eles anunciaram a mediação de Arias.

Novo plano de estímulo derruba bolsas

O Índice de Produção Total Global do banco americano J P Morgan Chase aponta uma suavização da recessão mundial em junho.

Mas o calote de dívidas de cartões de créditos e os atrasos no pagamento de prestações da casa própria bate recordes nos Estados Unidos. E o comentário de uma assessora do governo Barack Obama dizendo que o país deve preparar um novo plano de estímulo abalou o mercado financeiro.

A crise já tirou o emprego de 6,5 milhões de americanos. O impacto sobre as contas pessoais dessa gente é enorme. Isso elevou o calote de dívidas de cartões de crédito de 5,5% para 6,6% no primeiro trimestre do ano.

Os atrasos no pgamento da casa própria subiram de 3,03% para 3,52% por cento.

Para tentar conter a especulação com produtos primários, a Comissão de Mercadorias e Futuros dos EUA estuda mudanças na regulamentação do setor. Quer evitar oscilações como as do petróleo, que chegou a US$ 147,50 por barril em julho do ano passado e caiu para cerca de US$ 33 em dezembro, no auge da crise.

A declaração da economista Laura Tyson, assessora de Obama, de que o país deve preparar um novo plano de estímulo econômico, além daquele aprovado em fevereiro, no valor de US$ 787 bilhões, abalou o mercado. Foi interpretada como um sinal de que a recuperação ainda não começou para valer.

Em consequência, o S&P500, o índice amplo da Bolsa de Valores de Nova York, fechou no nível mais baixo em dois meses e meio.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Nova GM sai da concordata neste mês

Um juiz federal de Nova York autorizou ontem a venda dos ativos da General Motors, abrindo caminho para o fim da concordata da empresa que durante 77 anos foi a maior fabricante de automóveis do mundo.

A nova GM pode ser lançada ainda este mës.

Pelo projeto aprovado pelo juiz, o governo dos Estados Unidos fica com 60,8% da nova GM; o Canadá, com 10,7%; os sindicatos americanos, com 17,5%; e os credores que tinham bônus da GM trocam uma dívida de US$ 27 bilhões por 10% das ações da nova companhia.

Em 31 de março de 2009, a GM tinha ativos no valor de US$ 82 bilhões e dívidas de US$ 172 bilhões.

Se a recuperação der certo, a nova empresa deve vender ações no próximo ano para a transferência do controle acionário do governo dos EUA para investidores privados.

McNamara morre aos 93 anos

O ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos e ex-presidente do Banco Mundial Robert McNamara, considerado o principal articulador da intervenção americana na Guerra do Vietnã, morre aos 93 anos.

McNamara se arrependeu depois e deixou um depoimento no filme A Névoa da Guerra condenando a intervenção no Vietnã.

Para o presidente John Kennedy, McNamara era o homem mais inteligente que ele conheceu. Era presidente da Ford quando JFK o chamou para o Pentágono.

Como secretário da Defesa, ele enfrentou o pior momento da Guerra Fria, a crise gerada pela instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba. De 14 a 27 de outubro de 1962, o mundo esteve mais perto do que nunca de uma guerra nuclear.

EUA e Rússia assinam pré-acordo nuclear

Na sua primeira visita à Rússia como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama assinou hoje um pré-acordo com o presidente Dimitri Medvedev para que os arsenais nucleares estratégicos dos dois países sejam reduzidos para 1,5 mil bombas atômicas cada um.

A Rússia e os EUA também retomaram a cooperação militar, suspensa desde a guerra entre as ex-repúblicas soviéticas da Rússia e da Geórgia, em agosto de 2008. Agora, soldados e equipamentos militares americanos poderão atravessar o espaço aéreo russo para reforçar as tropas que lutam na guerra contra a milícia dos Talebã e a rede terrorista Al Caeda, no Afeganistão.

O presidente dos EUA tenta uma reaproximação com o inimigo histórico da Guerra Fria. As relações bilaterais pioraram muito sob a presidência de Vladimir Putin (2000-08), que resolveu resgatar o prestígio e o poder imperiais soviéticos. Putin agora é primeiro-ministro, mas ainda é considerado o homem mais poderoso da Rússia.

Vinte anos depois da queda do Muro de Berlim, os arsenais nucleares russo e americano ainda tem mais de 20 mil bombas atômicas. A Rússia tem 2,3 mil armas estratégicas e os EUA, 2,2 mil.

Não houve acordo sobre o escudo de defesa antimísseis que os EUA pretendem instalar, com estações na Polônia e na República Tcheca.

Conflito étnico deixa 140 mortos no Oeste da China

Pelo menos 156 pessoas foram mortas e outras 800 feridas num confronto da manifestantes da etnia uigur que protestavam contra discriminação na província de Xinjiang, no Oeste da China, onde há um movimento separatista que defende a criação do Turquestão Oriental.

Os uigures, que se consideram cidadãos de segunda classe, se reuniram em Urumqi, a capital da província de Xinjiang, para protestar contra o tratamento dispensado a dois uigures condenados no Leste do país por supostamente terem estuprado uma menina do povo hã, que é maioria de 93% entre os 1,3 bilhão de chineses.

Diante da repressão policial, os uigures se rebelaram, atacando lojas e carros estacionados na rua. O governo chinês acusou uma empresária uigur que vive nos Estados Unidos de ser responsável pelos protestos.

Foi o pior caso de violência política na China desde o massacre na Praça de Paz Celestial, em 4 de junho de 1989, e o pior caso de violência étnica desde a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76).

domingo, 5 de julho de 2009

Rússia considera escudo antimísseis inaceitável

Na véspera de receber o presidente Barack Obama em Moscou, o presidente Dimitri Medvedev declarou que o sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos conhecido como Guerra nas Estrelas é inaceitável ao considerar a Rússia inimiga.

Em entrevista a jornalistas estrangeiros, Medvedev alegou que não é contra a ideia de defesas antimísseis, mas não pode aceitar que ela seja dirigida contra um país que participa do diálogo. O líder russo defendeu um sistema global coordenado pelas grandes potências contra ameaças que, no caso, só poderiam vir de países menores.

As relações entre os EUA e a Rússia se deterioraram bastante durante a presidência de Vladimir Putin (2000-08), que resgatou o nacionalismo russo e o orgulho do passado soviético dentro de seu projeto de relançar o país como uma superpotência.

O pior momento foi durante a guerra entre a Rússia e a Geórgia, em agosto de 2008, quando o Kremlin atacou uma ex-república soviética que o então presidente americano, George W. Bush, convidara para entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Ao mesmo tempo, num gesto de boa vontade com Obama, na expectativa de ter seu status de superpotência reconhecido outra vez, a Rússia autorizou o trânsito de tropas e equipamentos militares americanos pela espaço aéreo do país rumo à guerra no Afeganistão.

Obama quer negociar um novo tratado de redução de armas nucleares estratégicas. Os EUA e a Rússia ainda tem mais de 20 mil bombas atômicas, sem a menor necessidade. No raciocínio do presidente americano, é impossível persuadir o Irã, a Coreia do Norte e outros países a não desenvolverem armas atômicas, se as potências nucleares não tomarem iniciativas para reduzir seus arsenais.

Avião de Zelaya vai para a Nicarágua

Sem autorização para pousar em Honduras, o avião com o presidente José Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho, seguiu para Manágua, a capital da Nicarágua, de onde teria seguido para San Salvador, a capital de El Salvador.

Pelo menos uma pessoa morreu no confronto entre a polícia e manifestantes que marcharam rumo ao aeroporto de Tegucigalpa. A pista foi bloqueada com helicópteros e pequenos aviões para impedir a aterrissagem do avião da Força Aérea do Equador com o presidente deposto.

Golpistas proíbem pouso de avião de Zelaya

O governo golpista de Honduras proibiu o pouso no país do avião que deve trazer de volta o presidente José Manuel Zelaya, deposto há uma semana. A aterrissagem estava prevista para 18h pelo horário de Brasília.

A situação é tensa em Tegucigalpa, onde a polícia tomou posição nas ruas para impedir distúrbios.

Zelaya estaria acompanhado do presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas, o nicaraguense Miguel D’Escoto.

Outra delegação, com o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, e os presidentes do Equador, Rafael Correa, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Paraguai, Fernando Lugo, iria para San Salvador acompanhar os acontecimentos do país vizinho.

OEA suspende governo golpista de Honduras

Em reunião de emergência, em Washington, a Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu agora há pouco suspender o governo resultante do golpe de Estado de 28 de junho em Honduras, ignorando a decisão dos novos dirigentes do país de abandonar a organização internacional.

sábado, 4 de julho de 2009

Zelaya mantém decisão de voltar a Honduras

O presidente deposto de Honduras, José Manuel Zelaya, mantém a decisão de voltar ao país no domingo, uma semana depois de ter sido derrubado por um golpe militar.

Durante reunião extraordinária da Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Canadá propôs que Zelaya adie o regresso para evitar o agravamento da crise.

Da Venezuela, o presidente deposto fez um apelo a seus partidários para que marcham pacificamente rumo a capital para manifestar seu apoio.

Em entrevista à rede de televisão americana CNN, o bispo auxiliar de Tegucigalpa, monsenhor Juan José Pineda, declarou que, se Zelaya ama Honduras, não deve voltar ao país amanhã.

Lula volta a desqualificar o G-8

Às vésperas da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia), que se realiza em Áquila, na Itália, de 8 a 10 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que o clube dos países ricos não está em condições de tomar decisões sem a participação dos grandes países em desenvolvimento.

"Se eles quiserem continuar com o G-8, é problema deles. Mas o lugar adequado para resolver os problemas econômicos e financeiros do mundo é o G-20", declarou Lula aos jornalistas brasileiros.

O Grupo dos Vinte reúne os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia.

Antes da reunião do G-8, da qual o Brasil e outros países em desenvolvimento participam como convidados, Lula vai se encontrar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro François Fillon. Eles devem discutir propostas conjuntas para reformar a regulamentação do sistema financeiro internacional para prevenir novas crises mundiais.

Coreia do Norte faz novo teste de mísseis

Num desafio às Nações Unidas, a Coreia do Norte testou hoje sete mísseis de curto alcance, depois de ter lançado quatro há dois dias.

Enquanto a União Europeia e o Japão condenaram os testes, a China e a Rússia, duas grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações pediram calma e a volta do regime comunista de Pionguiangue às negociações hexapartites para desarmar o programa nuclear norte-coreano.

O país está proibido pelo Conselho de Segurança da ONU de testar mísseis e armas atômicas.

Honduras pede afastamento da OEA

O governo golpista de Honduras se antecipou à Organização dos Estados Americanos e pediu afastamento da organização internacional de onde seria suspenso por rejeitar o ultimato para reconduzir ao cargo o presidente José Manuel Zelaya, deposto há seis dias por um golpe militar.

Zelaya tentava realizar um plebiscito sobre mudanças na Constituição para permitir sua própria reeleição. Tanto o Congresso quanto o Supremo Tribunal rejeitaram a proposta. O presidente deposto insistiu em realizar a consulta popular mesmo assim, com urnas e cédulas recebidas da Venezuela.

Insulza vai pedir suspensão de Honduras da OEA

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o embaixador chileno José Miguel Insulza, vai pedir a suspensão do governo golpista da Honduras da OEA.

Hoje, vence o prazo do ultimato de 72 horas dado pela organização para a recondução ao cargo do presidente José Manuel Zelaya, deposto no domingo passado, 28 de junho de 2009.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Argentina tem 100 mil casos de gripe suína

O governo da Argentina admtiu hoje ter 100 mil casos de gripe suína. Isso coloca o país à frente dos Estados Unidos e do México como o mais atingido pela doença, embora o número de mortes nos países da América do Norte seja muito maior.

Hong Kong notificou o segundo caso de resistência ao Tamiflu, o medicamento mais usado para combater a doença, e o Japão o terceiro.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, adverte para “sinais de advertência” sobre um aumento da severidade da gripe suína, mas insiste em que o antiviral é o melhor medicamento. A expectativa é que a transmissão diminua no Hermisfério Norte com o verão.

Vendas no varejo caem na Eurozona

As vendas no varejo nos 16 países que usam o euro como caíram 3,3% em maio, após uma perda de 0,4% em abril. A atividade econômica diminuiu pelo quarto mês seguido.

Na Espanha, a produção industrial da Espanha caiu 20,5% em maio na comparação com maio de 2008.

Nos EUA, a agência federal de garantia de depósitos dos anunciou hoje a falência de mais sete bancos. Desde o início do ano, quebram 52, mais do que o dobro do total de 2008, que foi de 25. A causa foram problemas com as obrigações colateralizadas de crédito.

A companhia chinesa Beijing Auto fez uma oferta para comprar parte da Opel. Nos EUA, a nova GM espera sair da concordata na próxima semana.

Banco Mundial ainda vê "grandes incertezas"

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, vê "sinais de recuperação", mas observa que a economia mundial ainda "enfrenta muitas incertezas importantes".

Ele citou como problemas a "baixa utilização da capacidade instalada", o aumento do desemprego e a fraqueza do consumo.

Recessão na América Latina piora, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial preveem uma contração ainda maior da economia da América Latina, que terá este ano sua primeira recessão em sete anos.

Em abril, a expectativa era de queda na produção de 0,5% a 1,5%, com crescimento de 4% em 2010. Agora, a estimativa é de uma perda de 2% a 2,5% neste ano e de expansão de 1% a 2% no próximo.

Supremo de Honduras rejeita ultimato da OEA

Durante reunião com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, os ministros do Supremo Tribunal de Honduras rejeitaram as pressões internacionais para reconduzir ao cargo o presidente José Manuel Zelaya, deposto no domingo passado.

Insulza chegou hoje a Tegucigalpa em companhia da líder indígena guatemalteca Rigoberta Manchú e de um deputado do Parlamento Europeu. Ele não foi recebido pelo presidente interino, Roberto Micheletti. Foi diretamente falar com o Supremo.

Micheletti admitiu antecipar a eleição presidencial de 29 de novembro, mas não aceita devolver o cargo a Zelaya.

Além de rejeitar o ultimato, a Justiça hondurenha prometeu prender o líder deposto, se ele voltar ao país no domingo.

Em El Salvador, Zelaya anunciou que regressará junto com os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Argentina, Cristina Kirchner.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Golpistas admitem antecipar eleição hondurenha

O governo golpista de Honduras admitiu hoje antecipar a eleição presidencial marcada para 29 de novembro, mas rejeitou o ultimato da Organização dos Estados Americanos (OEA) para reconduzir ao cargo incondicionalmente o presidente José Manuel Zelaya, deposto no domingo passado.

Depois da América Latina, os países da União Europeia retiraram seus embaixadores de Tegucigalpa. O secretário-geral da OEA, o embaixador chileno José Miguel Insulza, chega amanhã a Honduras para tentar resolver a crise.

Diante do isolamento internacional do país, o presidente interino, Roberto Micheletti, aceitou antecipar a eleição. Ele responsabilizou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pelo conflito em Honduras.

A Procuradoria-Geral hondurenha fez 18 acusações contra Zelaya, inclusive traição à pátria, abuso de autoridade e usurpação de poderes.

Apesar do toque de recolher noturno, partidários do golpe fizeram uma vigília luminosa ontem à noite. Durante o dia, houve manifestações contra e a favor de Zelaya na capital e em San Pedro Sula, principal centro industrial do país.

EUA perderam 467 mil empregos em junho

As empresas e os governos dos Estados Unidos fecharam mais 467 mil vagas de emprego no mês de junho, revelou hoje o relatório oficial de emprego do Departamento do Trabalho.

O resultado foi pior do que a previsão do mercado, de uma perda de 350 mil vagas, e bem pior que o total de demissões menos contratações de maio, que fora de 322 mil.

A taxa de desemprego subiu para 9,5%. É a maior em 26 anos.

EUA lançam ofensiva no Afeganistão

Mais de 4 mil soldados e fuzileiros navais dos Estados Unidos participam de uma ofensiva lançada hoje no vale do Helmand, no Afeganistão.

É a primeira grande operação da nova estratégia do presidente Barack Obama.

Golpistas suspendem garantias constitucionais

O governo criado pelo golpe militar de domingo, 28 de junho de 2009, em Honduras suspendeu agora à noite as garantias constitucionais, inclusive o habeas corpus, impondo uma espécie de estado de sítio disfarçado ou pelo menos não assumido oficialmente.

Isso permite que o novo regime censure os meios de comunicação e prenda pessoas sem denúncia formal nem culpa forma indefinidamente.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vegetarianos correm menos risco de pegar câncer

Uma alimentação vegetariano reduz em 12% o risco de contrair o câncer, conclui uma pesquisa da Universidade de Oxford.

A proteção é ainda maior contra os cânceres do sangue, chegando a 45% nos casos de linfoma, mieloma múltiplo e leucemia.

Mussavi nega legitimidade a Ahmadinejad

Em nova mensagem no seu site, o ex-primeiro-ministro do Irã Mir Hussein Mussavi declara que o futuro governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad será ilegítimo, como já fizera outro candidato derrotado em 12 de junho, Mehdi Karrubi.

A milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária do Irã, pediu uma investigação das atividades de Mussavi.

Por causa da crise do regime fundamentalista iraniano, Ahmadinejad cancelou a participação na reunião de cúpula da União Africana.

EUA cortam mais 473 mil empregos

O setor privado eliminou 473 mil postos de trabalho em junho nos Estados Unidos, estimou hoje a empresa de recursos humanos ADP, a maior processadora de folhas de pagamento do país.

A destruição de postos de trabalho ficou acima da expectativa do mercado, que previa 390 mil cortes, mas ficou abaixo dos 485 mil do número corrigido do mês de maio. As demissões caíram 9%. O dado oficial, incluindo o setor público, sai amanhã.

No setor imobiliário, onde a crise começou, o índice de vendas pendentes de casas (em que já foi dado um sinal) subiu 0,1% em maio e a queda na produção industrial diminuiu. Mas os gastos com a construção civil caíram pelo quinto mês seguido.

As vendas da Ford caíram 11% no mês passado e 37% até agora este ano, mas a fatia de mercado da empresa nos EUA aumentou em 3% só no mês passado.

OEA dá ultimato a golpistas de Honduras

A OEA dá ultimato aos golpistas para que devolvam o poder em 72 horas.

Sem apoio no seu próprio Partido Liberal (conservador), o presidente deposto, José Manuel Zelaya, confia na mobilização popular e diz ter desistido da reeleição. Antes do golpe, tinha o apoio de apenas 30% do eleitorado.

O novo governo acusou Zelaya de ligação com o tráfico de drogas, com o apoio da Venezuela: “Todas as noites três ou quatro aviões venezuelanos aterrissavam sem autorização trazendo toneladas de drogas e pacotes de dinheiro que eram fruto do tráfico de drogas”, afirmou o ministro do Exterior, Enrique Ortez, à CNN em espanhol.