segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Frei tenta mobilizar esquerda chilena

Depois de ganhar o primeiro turno da eleição presidencial no Chile com 40% dos votos, o bilionário Sebastián Piñera, de 60 anos, candidato da direita, festejou hoje correndo pelas ruas de Santiago, enquanto o ex-presidente democrata cristão Eduardo Frei Ruiz-Tagle, que teve 30% dos votos, tenta mobilizar a esquerda para o segundo turno, a ser disputado em 17 de janeiro de 2010.

O candidato comunista Jorge Arrate já deu seu apoio a Frei. A direita não ganhava uma eleição no Chile desde 1958. Esteve no poder com a ditadura do general Pinochet (1973-90), mas Piñera não pertenceu ao círculo pinochetista.

Uma vitória de Piñera em janeiro vai acabar com a Concertación, uma aliança de 16 partidos formada para derrotar a ditadura do general Pinochet no plebiscito de 1988 e nas eleições presidenciais subsequentes.

Desde o fim da ditadura, houve dois presidentes democratas cristãos, Patricio Aylwin e Eduardo Frei, e dois socialistas, Ricardo Lagos e Michelle Bachelet. Agora, parece que o ciclo da Concertación se esgotou.

Nenhum comentário: