sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Obama defende "metas claras" de emissões

No Japão, a primeira escala de sua primeira visita oficial à Ásia como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama discursa neste momento em Tóquio. Acaba de defender o comprometimento dos países ricos na Conferência de Copenhague sobre Mudança do Clima, em dezembro, com "metas claras" de redução das emissões dos gases que agravam o efeito estufa, causado o aquecimento da Terra.

Obama voltou a pregar a abolição total das armas nucleares, dirigindo-se especificamente à Coreia do Norte e ao Irã, que estão sendo acusados pela sociedade internacional de desenvolver armas atômicas. Ressalvou que, enquanto isto não acontecer, os EUA vão manter um poderoso mecanismo de dissuasão.

Apesar de pregar a extinção das armas nucleares, Obama rejeitou o convite para visitar Hiroxima, onde os EUA jogaram a primeira bomba atômica, em 6 de agosto de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial. Jamais um presidente americano esteve na cidade-símbolo do início da Era Nuclear.

O presidente americano falou ainda em garantir um crescimento equilibrado e ecologicamente sustentável da economia mundial depois da grande recessão dos últimos meses.

Como nasceu no Havaí e passou a maior parte da infância da Indonésia, terminou se apresentando como o primeiro presidente americano do Oceano Pacífico. Prometeu que os EUA não vão tentar "conter a China" e propôs um relacionamento mais equilibrado com os países da região.

Nenhum comentário: