domingo, 29 de novembro de 2009

Ex-tupamaro vai presidir o Uruguai


A Frente Ampla, de esquerda, ganhou hoje a presidência do Uruguai pela segunda vez consecutiva. Seus partidários celebraram a vitória com uma festa à beira do Rio da Prata.

Seu candidato, o senador e ex-guerrilheiro tupamaro José Pepe Mujica, que passou 14 anos na prisão, obteve  52,6% dos votos no segundo turno da eleição presidencial, disputada neste domingo, 29 de novembro de 2009.

O ex-presidente conservador Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional (blanco), teve 43,3% no resultado final.

No próximo governo, a tendência é de continuidade das políticas moderadas de cunho social-democrata do atual presidente, Tabaré Vázquez, um médico sem passado na luta armada que termina o mandato de cinco anos com mais de 60% de aprovação popular.

Para se afastar das acusações de radicalismo durante a campanha, Mujica convidou o ministro da Eonomia de Tabaré Vázquez, Danilo Astori, para vice-presidente e declarou que seu modelo é o presidente Lula e não o caudilho venezuelano Hugo Chávez.

No início da noite, Lacalle reconheceu a derrota e cumprimentou Mujica como "presidente de todos os orientais", numa referência ao nome do país, República Oriental do Uruguai, por ficar a leste do Rio Uruguai.

A mulher de Mujica, Lucía Topolanski, também ex-guerrilheira, foi a senadora mais votada da Frente Ampla. Assim, ela vai tomar o juramento constitucional na posse do marido, em 1º de março de 2010.

Nenhum comentário: